(ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a América está “mais forte do que nunca”, ao relembrar nesta sexta-feira (11) o aniversário de 14 anos do atentado contra o World Trade Center (WTC), em Nova York. “Após 14 anos dos atentados de 11/9, prestamos homenagens aos que perdemos. Cumprimentamos os que garantem nossa segurança.
“Estamos mais fortes que nunca”, escreveu o mandatário em sua conta pessoal no Twitter. Obama também participou de uma cerimônia de um minuto de silêncio ao lado da primeira-dama, Michelle, na Casa Branca, em Washington. Em vários lugares do país, foram realizadas homenagens às vítimas do ataque, cometido pela Al-Qaeda e considerado um dos piores da história do país. As autoridades norte-americanas prenderam um homem na Flórida suspeito de dar instruções para a fabricação de explosivos que seriam usados contra um memorial do atentado às Torres Gêmeas.
De acordo com a Procuradoria Federal, entre julho e setembro, Joshua Rybe Goldberg, de 20 anos, instruiu um indivíduo sobre como explodir uma panela de pressão perto do memorial de Kansas City, no Missouri. A imprensa norte-americana também destacou hoje uma foto tirada ontem pelo diretor de uma agência de marketing, Ben Sturner, que mostra um arco-íris próximo de onde ficavam os prédios derrubados no atentadoo. A imagem, feita do terraço de seu apartamento em Long Island City, no Queens, tornou-se viral nas redes sociais.
Na manhã de 11 de setembro de 2001, dois aviões se chocaram contra o WTC. Em seguida, uma terceira aeronave de passageiros foi derrubada sobre o Pentágono, nos arredores de Washington. Além disso,um quarto avião caiu em uma área aberta da Pensilvânia, após seus ocupantes conseguirem render os sequestradores. A série de ataques causou a morte de quase três mil pessoas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.