Desde 1995 que a Polícia Federal não apreendia um número tão significativo de maconha e de cocaína, como a do levantamento realizado pelos agentes nesta quinta-feira (14). De acordo com a PF, cerca de 324 toneladas de maconha e 45 toneladas de cocaína foram capturadas. Resultados ainda mostraram que no ano passado, o número registrado de apreensão foi de 236 toneladas de maconha e 41 toneladas de cocaína.
Ainda segundo a Polícia Federal, a maior e melhor fiscalização, tem sido a principal consequência desse resultado. Com o passar dos anos, devido à melhoria da tecnologia e demais investimentos, a corporação tem conseguido trabalhar com mais eficiência, e, com isso, conseguido apreender maiores quantidades das toxinas.
Geralmente, a maior quantidade dessas substâncias não são originadas do Brasil, mas sim de fora. Como do Paraguai, onde é produzida a maconha e a cocaína, na Bolívia, na Colômbia e no Peru.
Aqui no país, algumas regiões se destacam em apreensões. Como por exemplo, alguns estados que fazem fronteira com outros países e São Paulo. Só no Mato Grosso do Sul, foram apreendidas 147 toneladas da droga só em 2017. Por lá passa a maior quantidade de maconha, segundo a PF.
Já em São Paulo é onde se concentra a maior parte da cocaína confiscada. Mais de 16 toneladas retiradas das ruas também este ano.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.