(ANSA) – O diretor da CIA, John Brennan, advertiu nesta segunda-feira (16) que o Estado Islâmico (EI, ex-Isis) organiza novos ataques, os quais estão sendo planejados há meses. “A agenda deles é matar’, afirmou Brennan, destacando que o EI está usando as redes sociais para “atrair pessoas sob a falsa máscara da religião”. “Os atentados de Paris não são uma surpresa. Foram deliberadamente planejados por meses. Trabalhamos ininterruptamente para prevenir os ataques. O EI, inevitavelmente, tenta atacar, mas o sucesso não é certo”, comentou o especialista.
O diretor da CIA, porém, ressaltou que os Estados Unidos não devem seguir a decisão francesa de fechar as fronteiras, pois se trata de uma medida “impossível” e “injusta”. “Não se pode permitir que os terroristas levem embora os nossos valores e instituições. São necessários apenas passos apropriados para controlar os fluxos migratórios”, disse, referindo-se à área de livre circulação na Europa e aos milhares de refugiados que chegam do norte da África e do Oriente Médio ao continente.
John Brennan afirmou que a comunidade internacional precisa “urgentemente” trabalhar de maneira conjunta, “em um nível sem precedentes” de inteligência e diplomacia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.