Variedades

É verdade que a Coca-Cola utilizava cocaína como ingrediente?

Um tweet de Elon Musk sobre o assunto recebeu um número recorde de interações; Mas o que ele disse é verdade?

Após fechar um acordo para comprar o Twitter, Elon Musk brincou em um tweet sobre a possibilidade de comprar a Coca-Cola para reintroduzir a cocaína no refrigerante. Com 4,2 milhões de curtidas, é o terceiro tweet mais curtido de todos os tempos. Mas o que ele diz é verdade?

Não estou falando da possibilidade de Elon Musk comprar a Coca-Cola. Afinal, a The Coca-Cola Company é uma empresa de US$ 286,93 bilhões, e Elon Musk vale apenas US$ 246,2 bilhões, segundo a Forbes. Quero dizer, a Coca-Cola realmente continha cocaína nos velhos tempos?

A resposta é sim… mas só um pouco.

A fórmula inicial da Coca-Cola foi criada em 1886 pelo farmacêutico John Pemberton como uma versão não alcoólica do vinho de coca, uma bebida revigorante das classes altas francesas que continha folhas de coca e Bordeaux. Inicialmente, o xarope caramelizado criado por John era vendido em farmácias como remédio contra dor de cabeça e distúrbios do sistema nervoso.

coca cola John Pemberton formula cocaina
É verdade que a Coca-Cola utilizava cocaína como ingrediente? 3

A fórmula original da Coca-Cola continha três ingredientes então considerados medicinais: damiana (planta à qual são atribuídas propriedades afrodisíacas), noz-de-cola (semente de origem tropical rica em cafeína) e extrato de folha de coca (precursor da cocaína chamado ecgonina).

Não sabemos exatamente quanta ecgonina havia na Coca-Cola original, mas na fórmula de 1902 havia apenas 1/400 por bebida.

A Coca-Cola deixou de ter aspirações medicinais em 1930, quando a sociedade percebeu o quão prejudicial a cocaína realmente era. O alcaloide desapareceu quase completamente do refrigerante e não foi visto desde então.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.