Variedades

É obrigatório atualizar o Caixa Tem para receber auxílio emergencial?

Essa é uma pergunta que muitos estão se fazendo: é obrigatório ou não é? E a resposta é NÃO: não obrigatório atualizar dados pessoais no aplicativo Caixa Tem para receber o auxílio emergencial 2021 ou qualquer outro benefício social do governo federal. De acordo com a estatal, o procedimento é opcional e “possibilita que a Caixa oferte mais vantagens e segurança aos clientes”. A Caixa Econômica Federal garante que ninguém ficará sem seu benefício se não tiver atualizado o aplicativo.

A atualização cadastral está em andamento desde 14 de março, conforme o mês de nascimento dos clientes. O calendário vai até o dia 31 deste mês, quando poderá atualizar os dados quem nasceu em dezembro (veja o cronograma completo no decorrer da matéria). Tudo é feito pelo celular.

Atualização pede renda, patrimônio e fotos

É obrigatório atualizar o Caixa Tem para receber auxílio emergencial

Na prática, a atualização faz o usuário aderir a uma poupança digital diferente, que recebeu o nome de “Cliente Top“. O usuário é obrigado a concordar com um termo de contrato antes de iniciar a atualização.

A Caixa ainda não divulgou quais serão os serviços oferecidos ao “Cliente Top” – o site do banco sequer menciona essa modalidade. Informações preliminares dão conta de que o foco será em microcrédito e seguros voltados ao público de baixa renda.

Na atualização, após declarar que concorda com os termos de adesão e assinalar a opção “Quero ser um Cliente Top“, o usuário precisa informar dados geralmente solicitados por bancos para oferecer linhas de crédito, como:

  • Nacionalidade
  • Endereço
  • Se trabalha e se tem carteira assinada
  • Renda mensal
  • Profissão
  • Patrimônio

Depois de confirmar os dados, o cliente precisa ainda enviar duas fotos. A primeira é de um documento de identificação (RG ou CNH). A segunda, uma “selfie” (foto do próprio rosto) em que a pessoa esteja ao lado do documento da foto anterior.

O que tenho que fazer para receber o Auxílio de 2021?

Nada. Não existe um novo cadastro para novos beneficiários do Auxílio Emergencial para 2021. O Ministério da Cidadania afirmou que a análise será feita pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), considerando apenas o público que recebeu a última parcela em dezembro de 2020 e as novas regras.

Essa relação de quem tem direito ao Auxílio Emergencial de 2021 será finalizada até o fim de março de 2021. A partir de 1º de abril, os cidadãos poderão ver se foram ou não contemplados com as novas parcelas no site consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta.

Confira o calendário de atualização do Caixa Tem

Mês de nascimento / Data de atualização

  • Janeiro – 14/3 (domingo)
  • Fevereiro – 16/3 (terça)
  • Março – 18/3 (quinta)
  • Abril – 20/3 (sábado)
  • Maio – 22/3 (segunda)
  • Junho – 23/3 (terça)
  • Julho – 24/3 (quarta)
  • Agosto – 25/3 (quinta)
  • Setembro – 26/3 (sexta)
  • Outubro – 29/3 (segunda)
  • Novembro – 30/3 (terça)
  • Dezembro – 31/3 (quarta)

No ano passado, a Caixa abriu mais de 105 milhões de contas poupança digitais, das quais 35 milhões para brasileiros que nunca tiveram contas em banco. Além do auxílio emergencial, o Caixa Tem foi usado para o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Uma lei sancionada no fim de outubro autorizou a ampliação do uso das contas poupança digitais para o pagamento de outros benefícios sociais e previdenciários. Desde dezembro, os beneficiários do Bolsa Família e do abono salarial passaram a receber por essa modalidade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.