A famosa Rua Augusta, na capital paulista, tem a mais charmosa sorveteria da cidade: com filas na porta em todos os finais de semana desde a inauguração, há quase um ano, a Dona Nuvem inovou ao oferecer à clientela uma experiência única de entretenimento ao mesclar sorvete e algodão doce numa única sobremesa, repleta de cor, sabor e qualidade. “Realmente, não vendemos sorvete com algodão doce ou vice-versa: trazemos uma experiência lúdica e divertida para crianças e adultos por meio de produtos fresquinhos, produzidos na própria loja”, explica Manoel Lima, idealizador da marca.
A franquia acaba de ser lançada, e espera expandir-se por meio de lojas e quiosques em todo o Brasil. São dois modelos de negócio: a loja, ideal para ruas, shoppings e galerias, exige pontos a partir de 45 m2 e investimento de cerca de R$ 300 mil, já incluindo a taxa de franquia. O modelo Quiosque, indicado para galerias ou shoppings, exige um espaço de 9 m2 e investimento médio de R$ 200 mil, também com a taxa de franquia inclusa.
Mercado – O franqueador faz questão de ressaltar que sorvete não é um mercado sazonal. Atualmente, com o surgimento de novos tipos de produtos, que vão dos gourmet aos orgânicos e veganos, este mercado cresce ano a ano, com perspectiva de ampliação de 81% até 2020, conforme pesquisa da Mintel, empresa global de inteligência de mercado.
“Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o consumo saltou de 686 milhões de litros, em 2003, para 1 bilhão, em 2016, com destaque para 2014, que teve uma alta de consumo de 1,3 bilhão. O país é o 10º maior produtor mundial e o 11º maior consumidor, sendo o Nordeste a região com maior número de vendas”, ilustra Lima.
A Dona Nuvem oferece ao franqueado todo o suporte para abertura de sua unidade franqueada, desde a avaliação do ponto comercial e o projeto arquitetônico até os treinamentos, a transferência de know-how e o suporte operacional completo.
Perfil
Marca: Dona Nuvem
Tipo de negócio: Sorveteria
Ano da fundação: 2017
Início da franquia no Brasil: 2018
Total de unidades no Brasil: 1 própria
Investimento inicial: de R$ 180 mil a R$ 350 mil (com a taxa de franquia inclusa)
Taxa de franquia: de R$ 50 mil
Capital de giro: De R$ 20 mil a R$ 40 mil
Royalties: 5%
Taxa de publicidade: 2%
Área mínima: a partir de 9 m2 (quiosque) e 45 m2 (loja)
Nº de funcionários: mínimo de 3 para início da operação
Faturamento bruto: média de R$ 51 mil (loja) e R$ 40,8 mil (quiosque)
Lucro líquido: 25% loja e 28% quiosque
Prazo de retorno: até 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Apoio ao franqueado: orientação na escolha do ponto comercial; projeto arquitetônico e memorial descritivo da obra; treinamento operacional ao franqueado e equipe; manuais de gestão; consultoria técnica administrativa, financeira e operacional; assessoria de marketing, assessoria de imprensa. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone: (11) 2548-4953.
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