AVC e infarto são algumas das doenças causadas por problemas no coração. O número de pessoas que sofre de problemas cardíacos é alarmante. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo, tendo acometido 17 milhões de pessoas só em 2016. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, e em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.
De todas as ocorrências, 80% delas poderiam ser evitadas com medidas simples de hábitos saudáveis, de acordo com especialistas. Muitos dos problemas acontecem por má alimentação e sedentarismo, quadros que podem ser modificados com a mudança de hábitos. Fumo, álcool e estresse são outros fatores de risco das doenças cardiovasculares.
No caso da alimentação, a sugestão é incluir nozes, castanhas e sementes, que são fonte de ômega 3, uma substância que colabora para a proteção do coração. Frutas, verduras e legumes também são ricos em fibras e vitaminas que agem como antioxidantes e também são substâncias cardioprotetoras. A moderação é a chave, mas cada caso tem uma recomendação específica. Por isso é tão importante consultar um médico ou nutricionista.
Fumar aumenta em 30% as chances de um ataque cardíaco e cerca de 200 vezes as chances de se ter um AVC, de acordo com a dra. Daniele R. Chacon Moro, em artigo para o CTCor (Centro de Tratamento do Coração). O cigarro deixa o coração mais propenso ao acúmulo de gordura nas artérias, além de agredir substâncias naturais. O álcool não é proibido, mas o consumo deve ser moderado, porque o exagero pode causar insuficiência cardíaca.
Quem vive sempre estressado também está na lista de risco. Isso porque o estado de tensão libera hormônios que podem acelerar demais os batimentos cardíacos e piora quadros de hipertensão. A recomendação é uma maior prática de atividades ao ar livre, contato com a natureza, boas horas de sono e fazer pausas ao longo do dia.
A prática de exercícios, inclusive, é fundamental para a prevenção de diversos problemas de saúde. Para combater o sedentarismo, você pode se aliar a simples práticas, como preferir escadas a elevadores e fazer caminhadas quando possível. O ideal é se exercitar diariamente, mas 30 minutos em cinco dias da semana já é o suficiente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.