Variedades

Direito ao Cinema debate criminalidade e sistema prisional no Brasil

No próximo sábado (07), o projeto Direito ao Cinema vai misturar ficção e realidade numa sessão que aborda criminalidade e a forma como é vista pela sociedade. A exibição do filme “Minority Report”, que acontece na Estácio Alexandrino, a partir das 13h, abre debate sobre o sistema prisional e o Direito Penal. O evento é aberto ao público e oferece certificado de quatro horas para alunos de outras instituições.

Minority Report, uma ficção cientifica, passa-se em Washington no ano de 2054 e apresenta o trabalho desenvolvido por uma Divisão de Pré-crime, que conseguiu acabar com os assassinatos na cidade. Nesse setor da polícia, o futuro é visualizado antecipadamente por paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes que o crime seja cometido. Durante o filme, o personagem John Anderton, vivido pelo ator Tom Cruise, descobre diversas fraudes no sistema e uma delas é que as pessoas têm o poder de mudar seu próprio destino.

A professora e psicóloga Maria Fernanda Cardoso, responsável pelo projeto, destaca a importância de discutir a forma como o crime é visto pela população, aliando a Criminologia à Psicologia. “Certas linhas que trabalham o Direito Criminal acreditam que é possível prever o nível de periculosidade do criminoso e essa ideia levanta a discussão de que isso pode gerar estigmas e preconceitos, já que haveria um pré-julgamento”, lembra a psicóloga.

Para debater o filme e o tema proposto, após a sessão haverá uma mesa redonda com Adriano Moralles, agente penitenciário e graduando do curso de Direito, e Rafael Albuquerque, doutor em Psicologia pela UFRN e psicólogo social.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.