A Dinamarca pode se tornar o primeiro país do mundo a abolir o uso do dinheiro físico e aceitar de vez o uso do “dinheiro eletrônico”. O governo dinamarquês anunciou sua intenção de abolir o uso de notas e moedas a partir de 2016, informa a BBC. “O objetivo é eliminar os custos administrativos e financeiros consideráveis envolvidos na gestão de dinheiro”, diz o governo do país.
No caso da Dinamarca, a decisão não parece muito surpreendente: segundo a Comissão Dinamarquesa sobre Pagamentos, 100% da população adulta tem um cartão de crédito. Além disso, desde 1990, os pagamentos em dinheiro caíram em 90%. Atualmente, apenas um quarto dos pagamentos são feitos com moedas ou notas, uma vez que a maioria dos varejistas aceita cartões.
O dinheiro eletrônico (seja cartão de crédito, seja bitcoin) tem uma série de vantagens óbvias. A Comissão salienta que o dinheiro é mais caro para produzir e armazenar. De acordo com estimativas dos professores Bhaskkar Chakravorti e Benjamin Mazzota da Tufts University, em Boston, cada americano gasta 28 minutos por mês em um caixa eletrônico. Mas existem motivações mais simples para erradicar dinheiro: dinheiro eletrônico é mais ecológico e higiênico. No entanto, o próprio Governo dinamarquês não exclui a possibilidade de custos públicos para se adaptar à nova medida.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.