Variedades

Dilma Rousseff firma acordo com Mark Zuckerberg para levar internet a brasileiros de baixa renda

“Encontro Produtivo”. Foi assim que a presidente Dilma Rousseff resumiu sua reunião com o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, nesta sexta-feira (10) na Cidade do Panamá, onde ela participa da VII Cúpula das Américas. O encontro ocorreu em um hotel na capital do país.

Dilma chegou à Cidade do Panamá no início da tarde desta sexta. Ao longo do dia, participou do Foro Empresarial das Américas, no qual defendeu o ajuste fiscal do governo e maior integração entre os países americanos, e se reuniu com o presidente do México, Enrique Peña Nieto.

Dilma defendeu a ampliação da internet de banda larga para toda a população latino-americana como uma ferramenta a serviço da educação e da transparência na gestão pública. “A internet provocou uma revolução comparada à da energia elétrica, tem a capacidade de afetar todas as atividades. Um desafio é estender a banda larga a toda a população em todos os países latino-americanos”, disse Dilma no fórum empresarial do qual participou juntamente com colegas dos Estados Unidos, Barack Obama; do México, Enrique Peña Nieto; e do Panamá, Juan Carlos Varela.

Dilma se reuniu com Mark Zuckerberg na Cidade do Panamá. Foto: Reprodução / Facebook
Dilma se reuniu com Mark Zuckerberg na Cidade do Panamá. Foto: Reprodução / Facebook

“Temos áreas de difícil acesso, a Amazônia é uma delas, o Centro Oeste, o Nordeste, e esta aliança significa garantir (a estas regiões) acesso aos serviços mais variados via internet”, destacou Dilma. Com o acordo firmado, o Brasil passará a ter acesso ao programa internet.org do Facebook e assim, usufruir de serviços básicos de internet sem custo adicional para usuários de telefonia móvel.

Para Zuckerberg a “internet é uma importante peça de infraestrutura para que as pessoas tenham acesso à economia moderna, à informação educativa, de saúde, aos seus entes queridos”. O fundador do Facebook explicou que a experiência brasileira é diferente dos demais países porque está baseada em um projeto piloto desenvolvido na favela de Heliópolis, em Sã Paulo, onde se proporciona conexão direta com a internet.

Dilma defende que “a internet pode cumprir a função de estender a educação e melhorar sua eficiência, com acesso a melhores práticas educativas, melhores conteúdos e softwares que permitem combinar o ensino presencial com o ensino pela internet”. A presidente ainda destacou que nos últimos anos o Brasil promoveu a legislação do marco civil da internet, que garante a neutralidade da rede e a plena liberdade de expressão.

No âmbito governamental, Dilma lembrou a criação do Portal da Transparência, no qual todas as informações sobre gastos públicos estão disponíveis para qualquer usuário. “Nossa capacidade de prestar contas e de garantir transparência e a efetiva destinação de dinheiro público, junto com o combate sistemático à corrupção, garante mais eficiência ao sistema público”, disse Dilma.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.