De acordo com um estudo feito por cientistas de Harvard, começar o dia com uma tigela de cereais ou mingau poderia adicionar anos à sua vida. Uma dieta rica em grãos integrais e fibras de cereais reduz o risco de morte prematura por doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias e diabetes.
Os cereais integrais são ricas fontes de fibras alimentares e outros nutrientes, como sais minerais e antioxidantes. A Escola Pública de pesquisa da Saúde de Harvard constatou que comer uma média de 34 g de grãos integrais por dia foi associado a uma redução de 17% no risco de morte prematura. Este resultado foi comparado com comparados com os que consomem uma média de 3,98 g.
Mesmo tendo em conta fatores como a saúde, atividade física e obesidade, a redução permaneceu a mesma. Os pesquisadores também avaliaram o risco de contrair várias condições. Uma dieta rica em grãos integrais foi associado com 11% menor risco de morte por doença respiratória, e uma redução do risco de diabetes em 48%.
Enquanto isso, um alto consumo de fibras de cereais diminuiu o risco de morte por câncer e diabetes entre 15% e 34%. Os resultados, publicados na revista BMC Medicine, sugerem que os cereais ricos em fibras integrais podem trazer benefícios para a saúde. Mas por se tratar de um estudo observacional, os pesquisadores não puderam confirmar que os grãos integrais e as fibras estão causando esse risco reduzido. No entanto, eles acreditam que a fibra de cereais encontrados em ambos os tipos de alimentos – fibras de cereais e grãos integrais – podem ter efeitos protetores graças a várias propriedades, como anti-inflamatório.
As informações são do Daily Mail.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.