Quem diria que essas doenças tão comuns e presentes na vida de tantas pessoas poderiam estar relacionadas a uma doença ocular? Pois é, um estudo publicado no Clinical Ophthalmology, no final de agosto, apontou que quanto mais cedo uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2 ou hipertensão na vida, mais cedo pode desenvolver o glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA).
Mas calma, não precisa entrar em pânico! A Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, explica que a detecção precoce é a chave para prevenir a cegueira e que o glaucoma pode ser controlado com o tratamento adequado.
“O glaucoma é uma doença silenciosa, já que nos estágios iniciais não há sintomas. Normalmente, a descoberta ocorre em estágios mais avançados, quando a pessoa já apresenta perdas visuais. Há vários fatores de risco bem estabelecidos como o diabetes tipo 2, hipertensão, apneia do sono e enxaqueca, além dos fatores genéticos“, alerta a Dra. Maria Beatriz.
O que chamou a atenção dos pesquisadores é que a idade do diagnóstico de diabetes tipo 2 e/ou hipertensão estava significativamente ligada ao início do GPAA – quanto mais cedo os pacientes apresentavam uma ou ambas as condições, mais cedo tendiam a desenvolver GPAA.
Diabetes, hipertensão e glaucoma
Pessoas com diabetes tipo 2 e hipertensão podem prevenir o aparecimento do glaucoma fazendo um acompanhamento periódico com um oftalmologista para avaliar a saúde ocular. Isso porque tanto o diabetes quanto a hipertensão afetam os vasos sanguíneos do nervo óptico e da retina, causando alterações que predispõem os pacientes ao GPAA.
Doenças crônicas e envelhecimento da população aumentam risco de glaucoma
O envelhecimento da população somado aos hábitos ruins são alguns fatores que contribuem para o aumento de doenças crônicas como o diabetes tipo 2 e a hipertensão.
De acordo com o Atlas do Diabetes, publicação da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o 6º país em incidência de diabetes no mundo, e cada vez mais pessoas estão sendo diagnosticadas com hipertensão arterial, inclusive crianças e adolescentes. Por isso, é fundamental incentivar a população a adotar hábitos preventivos e realizar consultas de rotina e exames preventivos regularmente.
E sabe qual é o melhor jeito de prevenir o diabetes tipo 2 e a hipertensão? Adotando um estilo de vida saudável! Alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e controle do estresse são algumas medidas que podem ajudar a manter a saúde em dia e prevenir essas doenças crônicas.
E não esqueça: se você tem diabetes tipo 2, hipertensão ou outros fatores de risco para o glaucoma, procure um oftalmologista e faça um acompanhamento regular. A saúde dos seus olhos agradece!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.