Nessa quarta-feira, 15, comemora-se o Dia do Professor no Brasil. A comemoração começou em 1947 em São Paulo, 120 anos após Dom Pedro I ter declarado o Ensino Elementar no Brasil. Segundo Dom Pedro, era obrigatório que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Em homenagem ao Dia do Professor, destacamos aqui os educadores que marcaram a história do Brasil.
Apesar de ter nascido na Espanha, o padre jesuíta José de Anchieta teve importante papel nas terras brasileiras. Anchieta foi o autor da primeira gramática da língua tupi e produziu uma obra literária extensa, se tornando um dos primeiros autores da literatura brasileira. O padre foi também professor dos noviços na Companhia de Jesus no Brasil, além de educar índios.
Outro professor que serve de inspiração até hoje é o pernambucano Paulo Freire. Ele é o brasileiro mais homenageado na história, devido a seu empenho em ensinar os menos favorecidos.
Apesar de sua formação ter sido apenas do curso primário, Cosme de Farias foi pioneiro na luta contra o analfabetismo na Bahia. Foi fundador da “Liga Baiana contra o Analfabetismo” e sua trajetória se mantém agraciada por décadas.
Concluímos com uma curiosidade: Dom Pedro II declarou diversas vezes seu desejo de ser professor, em seu diário escreveu: “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.