Variedades

Vale Luz: projeto da Cosern proporciona economia na conta dos clientes

Lançado no final de 2013, o projeto Vale Luz Cosern, que integra o Programa de Eficiência Energética da empresa, regulado pela ANEEL, já recolheu mais de 154 toneladas de resíduos sólidos recicláveis em Natal. Além disso, o projeto já contabilizou mais de R$ 42 mil de economia na conta de energia de consumidores que participaram da campanha até dezembro de 2016 – contribuindo assim, para a preservação do meio ambiente. A ação possibilitou a redução de impactos ambientais causados pelo não desperdício do material que seria jogado no lixo e que poderia levar centenas de anos para se decompor.

O Vale Luz atende hoje dez bairros de Natal com uma unidade móvel que serve como ponto de coleta dos materiais. São aceitos na coleta itens como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene, água sanitária).

Cada tipo de resíduo possui um valor específico por quilo, o que irá gerar o desconto equivalente na conta de energia. Além de disponibilizar desconto na fatura de energia dos participantes, o projeto estimula a coleta seletiva de resíduos sólidos e atua na geração de emprego e renda da Natal Reciclagem, associação de catadores parceira do projeto.

Como funciona o Vale Luz Cosern – Para participar do projeto, o consumidor deve-se dirigir ao caminhão Vale Luz Cosern, que visita quinzenalmente os bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Lagoa Azul, Potengi, Pajuçara, Planalto, Igapó, Alecrim, Quintas e Bom Pastor, levando os resíduos separados e limpos e apresentando a última conta de energia sem débitos.

O agente do projeto Vale Luz realiza o cadastro do cliente, analisa, pesa o material e emite o valor do desconto. Após a pesagem, o material coletado é depositado em recipientes específicos e separado por tipo de resíduo. Em seguida, a coleta arrecadada é levada para a sede da cooperativa parceira, a Natal Reciclagem, onde é prensada e encaminhada para venda. O crédito referente ao peso do resíduo é enviado ao setor de faturamento da Cosern para lançamento do desconto na próxima fatura de energia do beneficiado.

Vale ressaltar que não existe limite para o desconto e o consumidor pode obter 100% de abatimento na fatura de energia. Caso o valor do crédito da pesagem ultrapasse o valor total da conta, o crédito restante será abatido no mês seguinte.

Aplicativo Vale Luz

Para facilitar a vida dos usuários ao Projeto Vale Luz, a Cosern lançou um aplicativo gratuito para smartphones (disponível para os sistemas Android, IOS e Windows Phone).

Para acessar o app, o consumidor deve entrar nas lojas de compras disponíveis nos smartphones, buscar “Vale Luz Cliente” e instalar gratuitamente. É preciso realizar um cadastro com número da Conta Contrato, endereço, e-mail e telefone de contato. É possível cadastrar até duas contas contrato por CPF. O cliente poderá participar do Vale Luz utilizando o aplicativo após a validação do cadastro, informada através do e-mail.

Após validação do cadastro, o cliente que for realizar a troca utilizando o aplicativo não precisa apresentar a conta de energia. Basta informar o número do CPF, entregar os resíduos e, após pesagem, acompanhar o valor a ser creditado na conta de energia pelo aplicativo.

Estão disponíveis no aplicativo Vale Luz as seguintes funcionalidades:

  • Informação da localização e status de funcionamento de todos os pontos de coleta (Aberto ou Fechado);
  • Informações dos materiais recebidos e preços praticados;
  • Acompanhamento dos créditos gerados mensalmente através da entrega dos resíduos para desconto na conta de energia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.