Variedades

DEM busca protagonismo e lança Rodrigo Maia ao Planalto

Em convenção nacional realizada nesta quinta-feira (8) em Brasília, o Democratas (DEM) lançou a pré-candidatura do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, à presidência da República.

O partido não tinha um candidato ao Palácio do Planalto desde 1989, quando Aureliano Chaves concorreu a faixa presidencial pelo PFL. A sigla, rebatizada como DEM em 2007, busca voltar ao protagonismo do passado.

Há 20 anos, a legenda tinha a maior bancada de deputados federais, com 105 representantes, seis governadores e 20 senadores. A pré-candidatura de Maia faz parte desse esforço de reconstrução. Até 7 de abril, último dia da janela partidária, o DEM deve chegar a 40 deputados. Hoje são 37 e, no início da legislatura, eram apenas 21.

Apoio

Pelo menos nesta quinta, a busca pelos holofotes deu resultado. Estiveram presentes na convenção nacional lideranças de diversos partidos, como MDB, PSDB, PP, PR, Solidariedade, PRB, PV, PSC, Avante e PHS.

Foi diante deste público que o novo presidente do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto, eleito na convenção, anunciou o nome de Maia ao Planalto. Logo de cara, o pré-candidato assumiu compromissos e pregou uma ‘renovação política’. Maia, no entanto, está na Câmara desde 1998.

“Vocês aqui presentes, Democratas, me oferecem o desafio de liderar a nossa geração em um projeto de renovação política e de reconstrução do nosso país. Assumo o desafio de diminuir despesas, de fazer um verdadeiro ajuste fiscal”.

Em aceno ao mercado, Maia tratou de temas econômicos. Disse que vai “renovar o Estado Brasileiro, combater a burocracia atrasada, o corporativismo e a ineficiência do Estado”. O político também defendeu a manutenção de um discurso a favor da reforma da Previdência.

“Nós precisamos acabar com as distorções que existem no nosso País. A Previdência brasileira, hoje, beneficia os ricos contra os pobres. O brasileiro de um salário mínimo se aposenta com 65 anos e o brasileiro que ganha 30 mil reais se aposenta com 50 anos. Eu mantenho meu discurso. Igualdade de direitos a todos os brasileiros.”

O discurso entusiasmado da convenção esbarra nas pesquisas de opinião, que atribuem a Maia menos de 1% dos votos. O pré-candidato, porém, garante que a candidatura é ‘para valer’ e nega a existência de um “plano B”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.