Variedades

Decisão sobre impeachment de Dilma pode levar quase 2 meses

(ANSA) – Com a escolha da comissão que analisará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, teve início na tarde da última quinta-feira, dia 17, o processo que pode tirá-la do Poder. O trâmite pode chegar ao fim apenas no começo de maio. Isso porque Dilma terá que apresentar sua defesa em até dez sessões da Câmara, cujo prazo começa hoje. Após isso, eles analisarão o pedido de impeachment e a defesa. A partir daí, a comissão tem até cinco sessões decidir se o processo de impeachment deve ser aberto. A decisão será votada no plenário em até 48 horas, onde precisa do apoio de mínimo de 342 dos 512 deputados. Após isso, segue ao Senado, onde o processo também precisa ser aprovado, dessa vez por maioria simples. Se o pedido de impeachment for aprovado nas duas casas, Dilma será afastada, de forma temporária, por cerca de 180 dias. O Senado então convocará o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para presidir a sessão que decidirá sobre o processo. Para ser aprovado, o impeachment precisa receber apoio de dois terços dos senadores.

Composição da Comissão – Apesar de, na teoria, a maioria dos 65 deputados escolhidos pela comissão, por 433 votos a 1, façam parte da base aliada, na prática isso muda um pouco. Isso porque 35 representantes são opositores ou dissidentes que defendem a saída de Dilma do Poder. Segundo levantamento do jornal “O Estado de S. Paulo”, apesar dos 35 opositores de Dilma, ele teria o apoio de 24 representantes. Seis deputados teriam sua posição indefinida.

Além disso, um dos maiores aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, rival do PT, Jovair Arantes, será o relator do pedido, e o presidente, Rogério Rosso, do partido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, é tido como suscetível às pressões das ruas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.