Variedades

Decisão do STF gera dúvidas e medo em aposentados

A polêmica sobre a “desaposentação”, votada no Supremo Tribunal Federal (STF) na última quarta-feira (26), tem gerado muitas dúvidas entre a população aposentada. A “desaposentação” diz respeito a quem continuou a trabalhar depois de aposentado, mas manteve o pagamento das contribuições à Previdência Social. Anos depois, o trabalhador se dá conta de que poderia receber um benefício superior caso sejam consideradas a idade e o tempo a mais de contribuição. Assim, o contribuinte solicita à Justiça a renúncia à aposentadoria anterior e requere o benefício novamente, com base nos cálculos atuais.

Porém, esta possibilidade foi rejeitada pelo STF por sete votos a quatro. Ou seja, não será mais aceito que uma pessoa aposentada que continua em atividade abdique da aposentadoria atual a fim de receber uma pensão maior com base nas novas contribuições. Os argumentos dos ministros englobam o fato de a aposentadoria ser “irrenunciável”. Ainda, para parte do Supremo, a obtenção de benefício maior contraria o objetivo do fator previdenciário, que beneficia quem espera mais tempo para se aposentar.

imagem_release_786515Segundo o advogado natalense especializado em Previdência Social José Maria Gama, os beneficiários que já conquistaram a desaposentação não precisam se preocupar em devolver qualquer quantia ao Governo. “Da mesma forma, aqueles que já conseguiram a melhora do benefício em outros tribunais terá a mudança mantida, uma vez que a coisa julgada deve ser respeitada. A decisão só afetará os processos ainda em andamento”, tranquiliza o jurista.

Ele ainda explica que a decisão não encerra a possibilidade para novos ajustes na Previdência. Há uma tendência de que a aposentadoria já existente possa ser recalculada e reajustada levando em conta a situação atual do beneficiário que permanece na ativa. No entanto, o STF ainda não se posicionou sobre essa possibilidade e alega que, por ser matéria legislativa, caberia ao Congresso Nacional, e não ao Judiciário, aprovar pensões maiores.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.