A startup Laboratória abriu a inscrição para a 9ª edição de um curso gratuito de programação apenas para mulheres que não têm conhecimento na área. O treinamento dura seis meses e é focado em desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais para conseguir um emprego na área de tecnologia.
As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro, clicando aqui. Para fazer parte do processo seletivo, é necessário apresentar-se e identificar-se como mulher e ter no mínimo 18 anos ou 18 anos completos ao final do curso. Além disso, é preciso ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral e não estar cursando uma universidade durante o treinamento, já que a formação requer dedicação integral.
Também é necessário ter disponibilidade para frequentar as aulas cinco horas por dia, das 13h às 18h, cinco vezes por semana, durante seis meses. As aulas são remotas. É preciso, ainda, viver em território nacional.
A startup conecta as alunas formadas no curso com empresas que buscam talentos. As mulheres não pagam nada durante o treinamento e efetuam o pagamento apenas se elas ingressarem no mercado após o curso (e indicado pelo startup). Cerca de 2.700 mulheres já passaram pelo treinamento no Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru e 85% delas conseguiram um emprego depois do curso, conforme a Laboratória.
A startup destaca que maioria das mulheres estão empregadas em setores de baixa qualificação ou informais devido a barreiras socioeconômicas e estereótipos de gênero e que a ideia é avançar. “A experiência das alunas vai além do curso, pois os valores de autoaprendizagem, colaboração, autoconfiança e sororidade são vividos diariamente“, afirma Regina Acher, cofundadora da Laboratória no Brasil.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.