Variedades

Curiosidade: Saiba como o bicho-da-seda produz seda

Como é que o bicho-da-seda produz seda? E como é que este inseto consegue produzir os fios da seda?

O bicho-da-seda, aquela larva pequena que todos tão bem conhecemos, é um inseto com origens do Norte da China. Nos dias de hoje, o bicho-da-seda está espalhado por todo o mundo, em quintas que produzem seda, chamadas de sericiculturas.

Alimentado por folhas, especialmente por folhas da Amoreira, o bicho-da-seda passa por várias fases durante a sua vida de larva. Após pouco mais de trinta dias, o bicho-da-seda torna-se amarelado e começa a construir um casulo, onde se dará a transformação ou metamorfose para o estado adulto, também chamado de estágio de imago. É o próprio casulo que vai fornecer a seda.

A seda produzida pelo bicho-da-seda começa por ser líquida e é produzida em duas glândulas internas. Estas glândulas fornecem a seda para um tubo na cabeça do inseto, o qual vai projetar a seda para o casulo. Quando a seda líquida sai deste tubo, esta passa ao estado sólido, por ficar em contato com o ar.

As duas fileiras de proteína, a fibroína, são revestidas por uma goma com o nome de sericina, libertada por outras duas glândulas que vão unir os dois fios. Os bichos-da-seda vão construindo assim o casulo de seda, que serve de abrigo durante o estado de metamorfose de bicho-da-seda para borboleta.

As fibras de seda podem ser extraídas do casulo, quando este é aquecido. Um só casulo pode dar origem a um fio de seda de até 900 metros de comprimento!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Alimentação e Exercício: Aliados na Prevenção da Resistência à Insulina Frango Limpo: O Que Você Precisa Saber Benefícios do Pinhão: Mais que um Sabor de Inverno Rotinas Perigosas: O que Você Não Percebe Como Escolher Óleos Vegetais Saudáveis Castanha de Caju: A Aliada do Bem-Estar Como Escolher Óleos Vegetais Saudáveis Inverno: Época de Cuidar do Coração Conforto Térmico: Transforme seu Banheiro no Inverno Nutrição e Sabor: A Revolução da Vegantella

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.