(ANSA) – O Ministério do Interior da Croácia anunciou o fechamento de sete dos seus oito postos de controle na fronteira com a Sérvia até “segunda ordem”.
A medida foi tomada na madrugada desta sexta-feira (18) – segundo o horário local -, pouco depois de o responsável pela pasta, Ranko Ostojic, ter ameaçado bloquear a divisa caso o país recebesse novamente milhares de solicitantes de refúgio em um mesmo dia.
Apenas nesta quinta (17), mais de 8 mil pessoas entraram na nação balcânica. Elas se dirigiram ao território croata após a Hungria ter fechado toda a sua fronteira com a Sérvia. De acordo com Ostojic, o país já chegou ao seu limite de acolhimento.
Por essa rota, os solicitantes de refúgio também devem cruzar a Eslovênia, antes de alcançarem Áustria ou Alemanha, que são seus principais destinos. Em função desse novo fluxo migratório, a Croácia divulgou até um mapa das mais de 50 mil minas instaladas em seu território durante a guerra contra a Iugoslávia, no início dos anos 1990. (ANSA)
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.