(ANSA) – O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar nesta segunda-feira (26) as medidas restritivas impostas pelos governadores dos estados para combater a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.
Durante discurso em evento na Bahia, o mandatário disse que “pseudogovernadores” tentam “impor a ditadura” e ressaltou que “está chegando a hora” disso tudo terminar e o “Brasil dar um novo grito de independência”.
“Não podemos admitir alguns pseudogovernadores quererem impor a ditadura no meio de vocês usando do vírus para subjugá-los’, afirma o presidente”, afirmou Bolsonaro, durante inauguração da duplicação da BR-101 entre Feira de Santana (BA) e Divisa (SE).
Desde o início da pandemia de Covid-19, Bolsonaro é contrário às regras de restrições adotadas para combater a emergência sanitária, como o uso de máscaras e o distanciamento social.
O presidente também minimiza a gravidade da doença, defende tratamento com medicamentos sem eficácia comprovada e demorou para fechar contratos com farmacêuticas para a compra de vacinas anti-Covid.
Além disso, Bolsonaro tem confrontado governadores e prefeitos para tentar se eximir de responsabilidade na gestão da crise no território brasileiro, que já provocou a morte de mais de 391 mil pessoas.
“Nós tratamos a questão do vírus com muita responsabilidade, mas sempre disse que além do vírus tínhamos que nos preocupar com a questão do desemprego”, acrescentou ele, acusando os governadores de “destruir empregos”.
Segundo o presidente, “esse suplício está chegando ao fim” e em breve “voltaremos à normalidade”. “Não foi o governo federal que obrigou você a ficar em casa, não foi o governo federal que obrigou você a fechar o comércio, não foi o governo federal que destruiu milhões de empregos. Pode ter certeza, esse suplício está chegando ao fim. Brevemente voltaremos à normalidade, com o apoio de todos”.
No entanto, Bolsonaro não explicou como pretende acabar com as medidas restritivas de deslocamento determinadas em diversas cidades do Brasil.
Antes do evento, o presidente novamente foi filmado, sem máscara, no meio de aglomeração e cumprimentando apoiadores.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.