A Neoenergia Cosern deflagrou a “Operação Gato Penteado” com o objetivo de identificar e desativar ligações clandestinas de energia (o popular “gato”) em salões de beleza.
Ao todo, 50 equipes técnicas, espalhadas por 16 municípios, realizaram cerca de 200 inspeções e desativaram 27 irregularidades (entre fraudes e furtos) nos salões. Durante a operação, também foi identificado e desativado um “gato” de energia em um restaurante de Natal.
A fraude é quando o consumidor já é cliente da Neoenergia Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.
O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.
“É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado pelos gatos de energia“, alerta o Supervisor da Unidade de Recuperação da Energia da Neoenergia Cosern, Marco Vinícius Guimarães. “Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo à essas perdas”, complementa Marco Vinícius.
28 milhões de KWh recuperado
Entre janeiro e novembro, a Neoenergia Cosern bateu um recorde histórico e recuperou 28 milhões de KWh de energia elétrica com as ações da “Operação Varredura”, um volume suficiente para abastecer cerca de 213.414 residências por um mês, ou mesmo os municípios de Caicó, Assú, Ceará-Mirim e São José de Mipibu juntos, por exemplo. O consumo médio de uma residência, para se ter um parâmetro, é de 150 KWh.
“Para bater esse recorde histórico, realizamos diversas ações de prevenção e combate aos desvios de energia, tais como regularização de clientes clandestinos, fiscalização e substituição de medidores, além do uso de uma nova tecnologia para detectar fraudes”, explica Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação da Receita da Neoenergia Cosern.
Os consumidores que se sentirem lesados com essa prática criminosa (uma vez que o prejuízo causado pelos desvios é dividido por todos) podem denunciar, de forma totalmente anônima, por meio do telefone 116, WhatsApp (84) 3215–6001 e pelo site www.neoenergiacosern.com.br.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.