A Cosern construiu 30 novos quilômetros de redes elétricas de média tensão entre os municípios de Parazinho, Touros e João Câmara. A obra beneficiou 75 mil potiguares e empresas nos três municípios da região do Mato Grande, além de empresas, entre elas as de geração de energia eólica.
“Os novos circuitos também vão servir como segunda alternativa de fornecimento de energia para os três municípios em caso de emergência”, explica Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern na região.
Em 2021, a Neoenergia Cosern construiu 686 novos quilômetros de redes de média e baixa tensão, 92,3 quilômetros de redes de alta tensão e instalou 255 equipamentos telecomandados na rede elétrica em todo estado, totalizando 1.608 equipamentos desse tipo, do quais 854 possuem uma tecnologia chamada de “self-healing” (auto reconfiguração, em inglês), que permite o restabelecimento automático do fornecimento de energia após um defeito.
Ao todo, a distribuidora possui 59.073 quilômetros de rede elétrica. Numa comparação, seria possível dar quase uma volta e meia na circunferência do planeta Terra com essa extensão de fios e cabos que levam energia elétrica a todos os potiguares.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.