Variedades

CoronaVac é segura e induz resposta imune, diz estudo

A vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, é segura e consegue produzir uma resposta imune do organismo contra o coronavírus Sars-CoV-2, informou a revista científica “The Lancet” na noite desta terça-feira (17).

Os resultados confirmam, assim, as informações que haviam sido divulgadas pelos pesquisadores da China. Já a eficácia contra a Covid-19 precisará ser comprovada com os testes da etapa final, que também estão sendo realizados no Brasil, com milhares de voluntários.

O estudo analisou 743 pacientes que receberam a imunização nas fases iniciais – 1 e 2 – do estudo clínico: a primeira delas, mede a segurança da vacina no corpo humano; já a segunda analisa também a segurança bem como se o imunizante é capaz de gerar uma resposta ao vírus. As duas fases iniciais do estudo foram conduzidas no condado de Suining, na província de Jiangsu, com pacientes saudáveis que não tinham contraído a Covid-19.

Segundo os dados publicados pela “The Lancet”, os adultos tinham de 18 a 59 anos e foram escolhidos aleatoriamente para receber duas doses da CoronaVac: alguns receberam um dose de 3 microgramas, outros uma de 6mcg e um grupo de controle recebeu placebo. Ainda conforme o estudo, a resposta com anticorpos foi induzida em 28 dias e com as duas dosagens.

“Os nossos resultados mostram que a CoronaVac é capaz de induzir uma resposta dos anticorpos em até quatro semanas após a administração, com duas doses no período de 14 dias entre elas. Isso torna a vacina adaptada para o uso de emergência durante a pandemia”, ressaltou um dos diretores do centro provincial Jiangsu para Controle e Prevenção de Doenças, Fengcai Zhu.

A CoronaVac é uma das 48 candidatas a vacina contra o novo coronavírus cadastradas na Organização Mundial da Saúde (OMS) e, atualmente, está na fase 3 de testes clínicos. Ela tem como base um método tradicional de produção de imunização, com um vírus inativado a partir de uma cepa do Sars-CoV-2. A Sinovac é especialista neste tipo de vacina, tendo sido a primeira empresa do mundo a desenvolver uma imunização contra o vírus H1N1, por exemplo.

“A CoronaVac é uma das tantas vacinas anti-Covid atualmente em teste e pode representar uma opção atraente porque pode ser conservada em refrigeração padrão, entre 2ºC e 8ºC, como ocorre com a maior parte das vacinas em uso atualmente, incluindo a contra a gripe”, destacou um dos autores dos testes e diretores da Sinovac, Gang Zeng.

O responsável ainda afirmou que, por conta disso, a vacina pode ser conservada “e ficar estável por até três anos, o que é uma das vantagens para a distribuição também para lugares remotos”.

A fala do representante da Sinovac refere-se ao fato de que duas das três vacinas que apresentaram eficácia em um estudo preliminar na prevenção da Covid-19, já na fase três de testes, são feitas com uma nova tecnologia que usa RNA mensageiro (mRNA) e que precisam de refrigeração fora do padrão: a da Pfizer/BioNTech precisa ser mantida a -80ºC; já a da Moderna pode ser conservada em temperatura padrão (2ºC a 8ºC), mas precisa ser transportada a -20ºC.

Com informações da Agência ANSA*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.