A agência estatal norte-coreana KCNA informou que a Coreia do Norte realizou testes com um novo drone submarino de ataque nuclear, chamado Haeil-1, entre os dias 25 e 27 de março.
Segundo a KCNA, o drone atingiu seu alvo no condado de Hwadae, na província de Hamgyong do Norte, após percorrer 600 km durante 41 horas e 27 minutos em um percurso irregular e ovalado no mar do Leste.
Os testes foram feitos para avaliar as especificações técnicas e de navegação do drone e a confiabilidade e segurança do sistema de armas. A Coreia do Norte afirmou que o drone é capaz de destruir flotilhas navais e causar tsunamis radiativos.
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, visitou o programa armamentístico nuclear do país e pediu o aumento da produção de materiais nucleares para fortalecer o arsenal do país. Segundo Kim, quando as forças armadas do país estiverem totalmente preparadas para usar armas atômicas a qualquer momento e em qualquer lugar, o inimigo não se atreverá a ameaçar a soberania do país.
A Coreia do Norte divulgou fotografias dos testes realizados entre os dias 21 e 23 de março, que incluíram um estouro subaquático aparentemente provocado pelo drone submarino. As autoridades norte-coreanas afirmaram que o drone submarino é capaz de transportar armas nucleares.
Os testes provocaram preocupações na comunidade internacional. A Coreia do Sul e o Japão já expressaram suas preocupações com os testes. O Japão afirmou que os testes são uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e que a Coreia do Norte deve abandonar seu programa de armas nucleares e de mísseis balísticos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.