Variedades

Conta de energia deve aumentar, diz Paulo Guedes: “Não adianta ficar sentado chorando”

A pior seca dos últimos 91 anos vai encarecer a energia ainda mais no Brasil e, com isso, as contas de luz podem voltar a subir já no próximo mês. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) tem reunião marcada para terça-feira (31) e deve analisar um novo reajuste na bandeira vermelha 2.

Em audiência pública no Senado, o ministro da Economia Paulo Guedes confirmou que a taxa adicional, atualmente em R$ 9,49 (o quilowatt/hora) vai subir novamente. Ele aproveitou para pedir ajuda aos estados para segurar o repasse do ICMS.

Temos de enfrentar a crise de frente. Vamos ter de subir a bandeira, a bandeira vai subir. Vou pedir aos governadores para não subir automaticamente, eles têm um percentual. Então, você bota a bandeira, eles acabam faturando em cima da crise. Temos de enfrentar, não adianta ficar sentado chorando“, analisou.

O Ministério de Minas e Energia promete dar desconto na conta de quem reduzir o consumo já a partir de setembro, mas as regras ainda vão ser projetadas e divulgadas.

Diminuir o tempo de banho – quem utiliza chuveiro elétrico, usar lâmpadas mais eficientes e tirar os aparelhos da tomada pode ajudar a economizar na conta de luz.

Talvez caiba algum investimento emergencial em geração a partir de gás natural e a população brasileira, como um todo, utilizar de forma mais cuidadosa a energia elétrica”, afirma Braz Cardoso, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

ONS sugere importação de energia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) alertou que, a partir de outubro, a geração de energia elétrica não vai ser suficiente para atender a demanda.

Para evitar o risco de colapso e um iminente apagão, o país precisa aumentar a oferta agora em setembro, em cerca de 5,5 gigawatts – o que corresponde a aproximadamente 7,5% da carga diária atual do sistema elétrico.

Para isso, o ONS afirma que é preciso ampliar, com urgência, a importação de energia e contratar novas termelétricas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.