Variedades

Conheça Stephen Paddock, autor do tiroteio em Las Vegas

(ANSA) – O norte-americano Stephen Paddock, de 64 anos, foi o autor do maior tiroteio da história dos Estados Unidos. Da janela do seu quarto no 32º andar do cassino Mandalay Bay Resort, em Las Vegas, o atirador matou mais de 58 pessoas e feriu outras 515 que assistiam, na noite de ontem (1), ao show de encerramento do festival de música country “Route 91 Harvest”.

Até o momento, as autoridades dos Estados Unidos ainda não confirmaram as motivações do ataque. Apesar da polícia negar de que se tratava de um atentato terrorista, o grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou o ato através de sua agência Amaq. O EI disse que Paddock se converteu ao Islã “há alguns meses” e era um “soldado” do califado.

Já fontes do governo dos Estados Unidos garantem que “não há indícios” de ligação do EI com o ataque, e que essa pode ser apenas uma estratégia da organização terrorista de ganhar projeção.

Stephen Paddock
Stephen Paddock, acusado de abrir fogo em multidão em Las Vegas

Stephen Paddock nasceu em 9 de abril de 1953 e vivia em Mesquite, Nevada, que fica a 130 quilômetros de Las Vegas. Ele morava com uma mulher, sua namorada Marilou Danley, que já foi contatada para prestar depoimento. Ela não é considerada participante do ataque, pois as autoridades creem que Paddock agiu sozinho.

O atirador fez check-in no hotel Mandalay Bay na última quinta-feira (28). Ele cometeu suicídio logo que a polícia invadiu seu quarto. Foram encontradas pistolas e fuzis no local.

Em entrevista à imprensa norte-americana, o irmão do atirador, Eric Paddock, disse que o homem era “normal” e jamais apresentara tendência extremista “religiosa ou política”. “Não conseguimos entender o que aconteceu. Não sabemos absolutamente de nada. Eu não consigo imaginar [os motivos]”, disse o irmão, que vive em Orlando e admitiu que não mantinha contato frequente com o agressor.

O homem não tinha antecedentes criminais nem infrações de trânsito em seu nome. Vizinhos seus de Mesquite relataram à imprensa norte-americana que Paddock era quieto e não mantinha amizades íntimas. Ele possuía uma licença datada de 2010 para caçar e pescar no Alasca, o que lhe dava permissão para comprar armas legalmente, de acordo com a legislação norte-americana. Paddock também tinha uma licença de piloto particular e já teve dois aviões.

O homem trabalhou entre 1985 e 1988 na empresa que hoje é chamada Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e que, em 1995, foi criada pela fusão da Lockheed Corporation e da Martin Marietta. A companhia é a maior produtora de itens militares do mundo e 95% do seu orçamento anual provém de contratos com o Departamento de Estado dos EUA. Hoje em dia, Paddock estava aposentado.

Nas redes sociais, há um perfil de Paddock no Instagram, com apenas uma foto publicada ontem. A imagem já tem quase mil comentários de internautas de todo o mundo. Já no Facebook, familiares do atirador escreveram textos ressaltando que ele não aparentava nenhuma tendência extremista.

O pai do atirador, Patrick Benjamin Paddock, de acordo com o jornal “Daily Mail”, foi um assaltante de banco que ficou preso por 8 anos e integrou a lista de ladrões mais procurados pelo FBI. Ele teria sido diagnosticado também como “psicopata”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.