Amamentar nossos filhos é um momento maravilhoso: ele nos une ao bebê e cria um vínculo muito forte. No entanto, nem tudo é tão simples, pois, muitas vezes não percebemos se produzimos a quantidade de leite necessária para satisfazer o bebê.
Sobre este assunto, Heidi Murkoff, autor de O Que Esperar Quando Você Está Esperando e O que esperar do primeiro ano, explica como podemos perceber se temos leite suficiente ou não.
Quais são as causas da baixa produção de leite?
Existem várias razões que ocasionam a baixa produção do leite, como:
- Oferecer fórmulas ao bebê além do leite materno, pois elas fazem com que o seu filho perca a vontade de mamar. Lembre-se que, para produzir mais leite, você deve amamentar em livre demanda, que é a amamentação guiada pelo bebê.
- Você o amamenta a cada quatro ou cinco horas. Esticar o tempo entre cada amamentação fará com que seus seios produzam menos leite.
- Você oferece por um curto período de tempo, cerca de 5 minutos em cada mama, sendo isso tempo insuficiente para os seus seios produzirem mais leite. O recomendado é que seja 10 minutos (ou mais) em cada seio.
Como saber se você tem pouco leite?
Algumas das maneiras de saber se tem pouco leite é observar o bebê. Se você perceber que ele perde muito peso ou mama pouco, é provável que tenha que mudar seus hábitos ou complementá-lo com fórmula.
Observar as fezes e urina: se você trocar pelo menos 5 fraldas por dia com fezes cor de mostarda, significa que o bebê está recebendo leite suficiente. O mesmo acontece com a urina, pois ao trocá-lo a fralda deve estar muito molhada e pesada. Preste atenção à cor da urina, o normal é que seja amarel claro ou transparente. Se for de cor escura, significa que não está suficientemente hidratado e não recebe a quantidade certa de leite. Lembre-se que enquanto o bebê estiver em aleitamento materno ( 0 a 6 meses), você não deve oferecer água ou chás a ele. Pois o leite materno supre todas as necessidades do bebê.
Aparência do seu filho após a amamentação: os bebês que estão satisfeitos geralmente têm uma expressão muito pacífica e muitas vezes adormecem. Entretanto, se ele chorar ou você perceber que ainda está com fome mesmo depois de ter mamado, pode ser que seus seios produzam pouco leite.
Felizmente, a falta de leite pode ser revertida, seja mudando a dieta ou acrescentando fórmulas. O importante é que seu filho cresça saudável e muito forte. Se tiver alguma dúvida, consulte sempre o seu pediatra.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.