Variedades

Como o viking Ragnar Lothbrok morreu na vida real?

A mitologia nórdica é cada vez mais presente no mundo de filmes e séries, sendo Vikings um dos seus maiores expoentes. O enredo da série (nas primeiras temporadas) gira em torno da lenda de Ragnar Lothbrok, um poderoso guerreiro viking que reinou na Suécia e na Dinamarca no século IX.

Se a série é fascinante e consegue nos pegar no primeiro capítulo, é porque as histórias em torno de sua figura são verdadeiramente surpreendentes: um personagem sanguinário e rebelde, lembrado na tradição escandinava por ter causado estragos na Inglaterra e na França.

Sua história aparece compilada nas crônicas do Saxão Gramático e nas sagas islandesas, uma série de histórias que descrevem os eventos que ocorreram durante a colonização da Islândia e que servem para compreender não só a história desse país, como também outros eventos como Colonização viking da Grã-Bretanha, Europa continental e América do Norte.

vikings

Se você viu a série, provavelmente saberá do que estamos falando e o quanto bem representados sãos os mitos nórdicos.

Como foi a morte do verdadeiro Ragnar: o que diz a lenda

Embora as escrituras não sejam tão precisas, sabe-se que, após sua cruel passagem pela França, Ragnar embarcou em uma viagem final para Northumbria. No meio da viagem, uma forte tempestade deixou suas embarcações inutilizáveis, o que não o impediu de continuar e saquear tantas pessoas quanto pudesse. Seu avanço foi brutal, se aventurando em diferentes cidades e aniquilando tudo em seu caminho.

O rei Aelle da Northumbria, foi preparado para uma batalha final: viajou de aldeia em aldeia e entregou uma espada para cada homem capaz de lutar, informando que a derrota iria significar a morte para ambos.

(Se você não viu a quinta temporada, é hora de parar: alerta de spoiler)

vikings 5

A última batalha de Ragnar Lothbrok

Semanas depois, os dois exércitos se encontraram face a face. As forças de Northumbria superaram em número a dos Vikings, que já estavam enfraquecidos de batalhas anteriores. A ferocidade dos guerreiros nórdicos era pequena e nada podia enfrentar o numeroso exército de Aelle, que o capturou.

Nesse sentido, a série desenha um paralelo perfeito com a lenda quando se trata de contar as últimas horas de Lothbrok. O mito diz que, gravemente ferido, o rei Viking foi colocado em uma gaiola suspensa e jogado em um poço cheio de cobras, onde teve uma morte lenta e dolorosa.

A história também menciona a ameaça que Ragnar fez antes de morrer, que jurou que seus filhos retornariam para vingá-lo. Isso aconteceu um ano depois, quando o exército pagão invadiu Northumbria e capturou o rei Aelle, a quem eles executaram no ritual nórdico da águia de sangue.

Como você pode ver, a série fez um trabalho espetacular de retratar todos os detalhes presentes nos escritos originais. Qual é a sua cena favorita?

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.