A mitologia nórdica é cada vez mais presente no mundo de filmes e séries, sendo Vikings um dos seus maiores expoentes. O enredo da série (nas primeiras temporadas) gira em torno da lenda de Ragnar Lothbrok, um poderoso guerreiro viking que reinou na Suécia e na Dinamarca no século IX.
Se a série é fascinante e consegue nos pegar no primeiro capítulo, é porque as histórias em torno de sua figura são verdadeiramente surpreendentes: um personagem sanguinário e rebelde, lembrado na tradição escandinava por ter causado estragos na Inglaterra e na França.
Sua história aparece compilada nas crônicas do Saxão Gramático e nas sagas islandesas, uma série de histórias que descrevem os eventos que ocorreram durante a colonização da Islândia e que servem para compreender não só a história desse país, como também outros eventos como Colonização viking da Grã-Bretanha, Europa continental e América do Norte.
Se você viu a série, provavelmente saberá do que estamos falando e o quanto bem representados sãos os mitos nórdicos.
Como foi a morte do verdadeiro Ragnar: o que diz a lenda
Embora as escrituras não sejam tão precisas, sabe-se que, após sua cruel passagem pela França, Ragnar embarcou em uma viagem final para Northumbria. No meio da viagem, uma forte tempestade deixou suas embarcações inutilizáveis, o que não o impediu de continuar e saquear tantas pessoas quanto pudesse. Seu avanço foi brutal, se aventurando em diferentes cidades e aniquilando tudo em seu caminho.
O rei Aelle da Northumbria, foi preparado para uma batalha final: viajou de aldeia em aldeia e entregou uma espada para cada homem capaz de lutar, informando que a derrota iria significar a morte para ambos.
(Se você não viu a quinta temporada, é hora de parar: alerta de spoiler)
A última batalha de Ragnar Lothbrok
Semanas depois, os dois exércitos se encontraram face a face. As forças de Northumbria superaram em número a dos Vikings, que já estavam enfraquecidos de batalhas anteriores. A ferocidade dos guerreiros nórdicos era pequena e nada podia enfrentar o numeroso exército de Aelle, que o capturou.
Nesse sentido, a série desenha um paralelo perfeito com a lenda quando se trata de contar as últimas horas de Lothbrok. O mito diz que, gravemente ferido, o rei Viking foi colocado em uma gaiola suspensa e jogado em um poço cheio de cobras, onde teve uma morte lenta e dolorosa.
A história também menciona a ameaça que Ragnar fez antes de morrer, que jurou que seus filhos retornariam para vingá-lo. Isso aconteceu um ano depois, quando o exército pagão invadiu Northumbria e capturou o rei Aelle, a quem eles executaram no ritual nórdico da águia de sangue.
Como você pode ver, a série fez um trabalho espetacular de retratar todos os detalhes presentes nos escritos originais. Qual é a sua cena favorita?
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.