Variedades

Como lidar com o ‘medo’ e com problemas psicológicos no pós-pandemia

O processo de flexibilização e reabertura da economia vivenciados após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, gera ainda insegurança e medo, o que pode ocasionar quadros de ansiedade, depressão e estresse. Da mesma forma que o contexto do isolamento obrigou a uma adaptação brusca, o retorno gradual, agora, também traz insegurança e medo, o que pode causar uma série de sintomas psíquicos à população.

Em 2002 e 2003, durante a pandemia de Sars (Síndrome aguda respiratória grave), a China, país mais atingido pela doença na época, registrou um aumento de 30% nos casos de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático entre os indivíduos que ficaram de quarentena, segundo o King’s College London, na Inglaterra, em publicações no periódico científico The Lancet. Os dados dão a dimensão do que pode estar por vir no pós-pandemia de Covid-19.

“Passamos um longo período em isolamento e hoje já estamos vivenciando o período de flexibilização, por mais que tenhamos ainda muitas dúvidas e incertezas sobre como esse quadro chegará a uma resolução definitiva. Por conta disso, muitas pessoas têm apresentado um quadro de medo ao sair do confinamento, mesmo com as orientações e regras acerca da proteção”, explica a psicóloga Karen Fantine, coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Natal.

Segundo a psicóloga, neste momento de retomada é preciso considerar sobre o “medo” e em que situações ele é considerado saudável, como orientação apropriada à sobrevivência, e em que momento é preciso pensar em estratégias positivas de reinserção ao chamado “novo normal”, obedecendo às regras e protocolos de segurança.

Contudo, Karen Fantine orienta que, no caso de aparecimento de sintomas associados ao medo extremo de sair de casa, como taquicardia, sudorese, queimação, ansiedade por querer fazer algo e não conseguir, deve-se procurar um profissional da Psicologia para análise e atendimento – que atualmente está ocorrendo de forma online.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.