Variedades

Não quer continuar com o Fies? Saiba como cancelar o contrato

O Financiamento Estudantil (Fies) tem ajudado milhares de brasileiros a obter um diploma de curso superior. Mas nem todos conseguem levar o curso até o fim e precisam cancelar a operação de crédito. Esse procedimento, no entanto, não desobriga o estudante de pagar o que já usou do crédito. O saldo devedor será parcelado e precisa ser quitado.

A regra é semelhante a de quando o estudante termina o curso. Ao comunicar o banco de que deseja fazer o cancelamento, a instituição financeira oferecerá algumas opções para o parcelamento. Se o estudante estiver desempregado, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalente ao pagamento mínimo da operação. No entanto, quando ele conseguir um emprego, o pagamento começa a ser feito normalmente.

Uma opção pode ser pedir a suspensão temporária do financiamento, que pode ser de até quatro semestres consecutivos. Esse pedido deve ser feito à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), um grupo dentro da própria faculdade e que faz todo o acompanhamento dos financiamentos. No período de suspensão, o aluno não precisa pagar nada.

Inscrições no Fies

Para o segundo semestre de 2018, o Fies está oferecendo 155 mil vagas na próxima edição. O período de inscrições começou na segunda-feira (16) e vai até 22 de julho. Das vagas ofertadas, 50 mil são para operações com juros zero, dentro da modalidade 1 de financiamento, voltada para quem tem renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Para concorrer a uma vaga é preciso ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Além disso, é necessário ter média igual ou superior a 450 pontos. A nota da redação tem de ser superior a zero. O resultado da seleção será divulgado em 27 de julho e não há segunda chamada.

Bolsas com até 70% de desconto

Se você está podendo arcar com as mensalidades e pretende entrar agora mesmo numa faculdade, se liga nessa dica:

Existem outras opções de ingresso na graduação, a exemplo das bolsas de estudo, que podem ofertar até 70% de desconto pelo Educa Mais Brasil.  São mais de 240 mil oportunidades para o ensino superior em todas as regiões do país. Não há exigência de comprovação de renda e não requer garantias para a concessão do benefício. Com o desconto, o estudante arca com o valor restante da mensalidade ao longo do curso e, consequentemente, não precisa pagar juros. Os cursos são ofertados nas modalidades presenciais e a distância.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.