A prática de exercícios físicos na infância é fundamental para evitar problemas crônicos de saúde e também para o desenvolvimento social e cognitivo da criança. O sedentarismo, nesse contexto, é um problema grave de saúde pública – de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que 50% da população esteja acima do peso e a obesidade infantil atinge de 10% a 15% das pessoas nessa faixa etária.
A criança que não pratica atividade de forma regular pode desenvolver diabetes, colesterol, pressão alta e sobrepeso. Mas não é só na prevenção de doenças que as brincadeiras são importantes. Elas também auxiliam no desenvolvimento social e cognitivo dos pequenos.
De acordo com Rafael Martins, educador físico e professor do Movimento para Educação Infantil, as atividades coletivas que incluem gestos e expressões corporais contribuem para o desenvolvimento motor e para a saúde das crianças. “Na primeira infância, de 1 até 5 anos, essa vivência é de extrema importância, uma vez que a criança, como seu sistema nervoso central está em desenvolvimento, tem maior facilidade em assimilar novos padrões de movimento, o que lhe permite ter maior confiança em suas possibilidades de intervenção e até na autoestima”, explica o especialista em entrevista.
Para além da saúde, os exercícios e brincadeiras fomentam o trabalho em grupo e o bem-estar da criança por meio de risadas, brincadeiras e competição saudável. Elas se deparam com frustrações, vitórias, regras e diversas outras emoções. Com esse contexto, elas aprendem a melhor administrar esses aspectos sociais e psicológicos por meio dos jogos e brincadeiras.
Não há brincadeira específica para cada tipo de idade. O que existem são recomendações de acordo com cada faixa etária. Na primeira infância, o ideal é que as brincadeiras sejam mais leves e lúdicas, para que a criança se sinta confortável e ache divertido participar das atividades. Outro cuidado que se pode ter é em relação ao calçado, dependendo da atividade. Existem vários modelos no mercado, como o tênis Puma infantil e outras marcas, como Nike e adidas – o importante é que ele seja confortável para a criança.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.