Não é novidade para ninguém que o Google é um dos principais oráculos modernos. Quem quer dicas para jardinagem, por exemplo, recorre ao Google. Quem necessita comprar materiais para reformas, também recorre a esse site.
Sendo assim, é por essa razão que a chamada presença online é algo tão procurado por empreendedores, tanto aqueles que gerenciam uma micro, quanto aqueles que gerenciam uma pequena ou uma grande empresa.
Em se tratando de assegurar a presença digital não faltam alternativas. Ter um site ou um blog já é um bom começo. Não dá para esquecer, nesse caso, da hospedagem de site.
Um exemplo disso pode ser a hospedagem WordPress. Como grande parte dos sites e blogs é feito nessa plataforma, esse tipo de hospedagem oferece várias vantagens.
Falando em vantagens, quem opta por uma hospedagem WordPress conta com um painel de controle intuitivo, mais velocidade de carregamento para as páginas e plugins de cachê já pré-instalados.
Se o Google é tão importante para um negócio garantir uma boa presença online, é importante inserir nele as informações básicas sobre a sua marca e produto, principalmente o local onde você está. Trata-se do Google Meu Negócio.
Google Maps – Colocando a sua empresa no mapa
De todas as vantagens que a internet trouxe para o século XXI, uma das mais importantes do pacote é aquela conhecida como geolocalização. Por meio dela, é possível estimar ou identificar com precisão a localização de um objeto, graças a um dispositivo conectado a web.
A geolocalização utiliza alguns métodos já bem conhecidos, tais como o GPS, radiofrequência e o Wi-Fi. O Waze, ideal para facilitar a vida no trânsito, é um exemplo de tecnologia que utiliza a geolocalização.
O Moovit, destinado para quem é usuário do transporte coletivo nas grandes cidades, também é outro exemplo de aplicativo que se utiliza da geolocalização.
O nosso amigo Google Maps também faz parte dessa turma e, cada vez mais, se consolida como uma importante ferramenta para quem quer investir na presença digital do seu negócio.
As informações que uma empresa pode apresentar no Google Maps são aquelas básicas, porém, essenciais para que ela seja conhecida e encontrada na web. Tais informações são endereço, telefone, horário de funcionamento e, se possível, fotos.
A importância do Google Maps para os negócios
“Tá, eu entendi, mas eu já tenho um site e as visualizações no meu blog vão muito bem obrigado, por isso, acho que eu não preciso desse tal de Google Maps”. Talvez esse seja o pensamento de alguns empreendedores e isso é um erro.
Contudo, é importante cadastrar a sua empresa no Google Maps, pois dessa maneira você traz mais informações a respeito dela, especialmente para aqueles clientes que querem localizar o seu negócio de um modo mais fácil.
Ou seja, você pode até gerar um bom conteúdo e conquistar autoridade no seu segmento de mercado. Mas e quando os clientes quiserem saber mais sobre como encontrar o seu negócio, qual é o endereço e o horário do funcionamento?
Por isso, é relevante para a sua presença digital – e também para colocar a sua empresa à vista de quem navega na internet – se cadastrar no Google Maps.
Esse serviço, além da localização, também compensa com outras vantagens para os empreendedores. Uma delas é possibilitar que os seus clientes avaliem o seu negócio.
Essas avaliações são importantes nos dias de hoje, época em que as pessoas não querem arriscar a esmo na hora de efetuar a compra de um produto ou serviço, bem como destacam o seu empreendimento em relação aos concorrentes.
Aproveitando as vantagens do Google Maps
Ao ter o seu negócio cadastrado nesse serviço gratuito do Google, você tem à disposição várias vantagens para melhorar o seu negócio. Veja a seguir alguns desses benefícios que você pode aproveitar ao ter presença no Google Maps.
Aumenta o alcance da sua empresa
Se o seu negócio é uma pousada ou um restaurante, pense o quanto é importante para uma pessoa que reside em outra cidade, pesquisar no Google um serviço de hospedagem ou gastronomia e encontrar o seu negócio.
Com o Google Maps você vai deixar a sua empresa visível para outras cidades, outras regiões e países. Ou seja, se a internet é a vitrine do seu negócio para o mundo, é o Google Maps quem vai mostrar o caminho para os clientes.
Permite análises mais precisas
Por meio do Google Maps também é possível obter todos os dados e as métricas dos usuários que visitaram o perfil de sua empresa nesse serviço.
Esse detalhe é importante, ainda mais para quem quer obter bons resultados no Marketing Digital, pois a ferramenta ajuda a identificar e mensurar resultados de usuários que procuraram ou visualizaram a empresa no mapa.
Ajuda a mensurar o engajamento
Em uma época em que o número de visualizações, de acessos e comentários é importante para analisar o engajamento do público, as métricas oferecidas pelo Google Maps são de grande relevância.
Além disso, em termos de Marketing Local, o Google Maps é uma ferramenta essencial para quem deseja aparecer nas sugestões de buscas dos usuários.
Conclusão
As funcionalidades do Google Maps atuam para fortalecer e criar uma imagem amigável do seu negócio no mercado, podendo torná-lo uma referência entre os seus clientes e ajudar na captação dos leads.
Por isso, efetue ou atualize o seu cadastro no Google Maps para estar sempre ao alcance do seu público-alvo.
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