A previsão de alta nas vendas do comercio para o Dia das Crianças estava certa. Este ano, o aumento, em relação ao ano anterior, foi de 2,7%, com base de comparação (-4,2% em 2016 e -3,4% em 2015), segundo os dados apurados pela empresa que reúne informações comerciais: Boa Vista SCPC.
A pesquisa mostrou ainda, que as pessoas compram mais presentes para as crianças do que para os pais, por exemplo. No dia deles, comemorado no mês de agosto, houve uma queda de 0,5% nas vendas varejistas ante 2016. Diferente do dia dos pais, outras datas já vinham mostrando aumento considerado em suas vendas.
Numa entrevista recente, o gerente de Economia da Federação do Comércio do Rio de Janeiro – Fecomércio RJ -, Christian Travassos, havia falado que a movimentação prevista para o dia dos pequenos este ano seria melhor. “É um indicador que se soma a outros percebidos no mercado (…), além disso, a confiança do consumidor tem melhorado”. Realmente foi o que aconteceu.
Segundo um relatório divulgado pela Boa Vista SCPC, se permanecer nessa linha, a tendência é o aumento da atividade econômica. “Dessa forma, a elevação segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica em geral, ambiente que contempla um reaquecimento gradual do mercado de trabalho e retorno do consumo das famílias”, informou.
Os dados coletados são baseados no banco que reúne informações comerciais e cadastrais de empresas e consumidores com abrangência nacional. Para obter essas estimativas, foi levado em conta o período de 1º de outubro até a quinta-feira (12), quando foi comemorado o dia das crianças, considerando que as pessoas ainda deixam para comprar os presentes de última hora.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.