Variedades

Com o tema “A digital de cada um faz a diferença”, TRE-RJ lança campanha para cadastramento biométrico

A biometria está associada à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Com o objetivo de incentivar o cadastramento biométrico no município do Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral da cidade (TRE-RJ) deu início a uma campanha nas principais emissoras de rádio e televisão nesta quarta-feira (18) para a mobilização.

A desembargadora Jacqueline Montenegro, que fez seu o cadastramento, falou sobre a importância e sobre a segurança que a medida traz. “Nossa expectativa é de que o eleitor do município do Rio tenha consciência da importância desse cadastramento e agende o quanto antes seu atendimento, evitando assim filas no futuro”, explicou.

Em toda a cidade do Rio de Janeiro, os números ainda estão baixos em relação número da população. Até o momento, apenas 6,5% dos 4.837.583 eleitores já realizaram o procedimento. Com o tema da campanha “A digital de cada um faz a diferença”, a meta do TSE é de que todos os eleitores do país estejam cadastrados até 2022.

Biometria nas eleições

Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições, é necessário o prévio cadastramento no sistema: no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O projeto piloto, realizado em 2008, envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS).

O cadastramento pode ser agendado pelo site do TRE-RJ ou através do telefone (21) 3436-9000. É necessário levar documento de identidade oficial, comprovante de residência recente e o título de eleitor.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.