Taiwan planeja dar quase 200 dólares a cada cidadão este ano como reembolso do “excesso de receita tributária”, anunciou o primeiro-ministro Su Tseng-chang nesta quarta-feira (4), enfatizando que o crescimento econômico da ilha deve ser compartilhado com todos, informou a mídia local.
Segundo o primeiro-ministro, o governo vai manter em reserva cerca de $ 1,3 mil milhões dos $ 5,86 milhões de excesso de receitas fiscais, sendo o restante distribuído pelos taiwaneses.
“O fruto das conquistas econômicas será compartilhado com todos os cidadãos, de jovens a idosos”, disse Su, acrescentando que o pagamento requer aprovação parlamentar.
Estão previstos cerca de $ 4,5 milhões a serem distribuídos por todos os cidadãos da ilha, onde cada um receberá cerca de $ 195.
“Esperamos dar a todos os cidadãos uma bênção de Ano Novo após o início do Ano Novo Lunar”, acrescentou o primeiro-ministro, referindo-se ao feriado de 20 a 29 de janeiro.
O anúncio ocorre depois que a líder da ilha, Tsai Ing-wen, prometeu um plano de reembolso, em uma mudança inesperada na política, já que ela havia descartado qualquer plano de devolver o excesso de receita tributária à população.
Em publicação em suas redes, Tsai informou que o Governo terá $ 12,380 milhões para gastos, dos quais a maior parte será utilizada para dar suporte financeiro aos sistemas de seguro saúde e trabalho, bem como para subsidiar os preços da eletricidade, entre outras coisas. O presidente assegurou que esta é também uma forma de “reembolsar impostos ao povo”.
A economia da ilha, que depende da exportação de produtos tecnológicos, especialmente chips semicondutores, cresceu 6,45% em 2021. No entanto, o crescimento econômico deve desacelerar em 2022 e 2023.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.