Com a paz próxima na Colômbia, surgiu a notícia da morte de cinco soldados e três polícias colombianos após confrontos com as FARC, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
As negociações de paz entre as duas partes estão a decorrer em Havana, Cuba, e um cessar-fogo prometido pela guerrilha para este sábado, as mortes terão acontecido na madrugada desta sexta-feira após alegados ataques de grupos ligados às forças armadas revolucionárias.
As conversações em Cuba tiveram outro fator positivo para o representante governamental em Havana, Humberto de la Calle. Pela primeira vez, as FARC assumiram responsabilidades do que ficou conhecido como o massacre de Bojayá, no qual há 12 anos foram mortos, em um ataque à bomba, cerca de 100 civis. Alguns dos sobreviventes desse atentado estiveram, igualmente, em Havana.
Sobre as tréguas na Colômbia, o Governo de Portugal expressou esta sexta-feira a satisfação pelo cessar-fogo anunciado pelas FARC e a esperança de que seja uma “paz duradoura” para “o bem do povo colombiano e para reforçar a estabilidade e desenvolvimento do país e da região.”
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.