Variedades

Coleta do dado biométrico é uma das novidades do Enem 2019

Os candidatos do Enem 2019 devem esperar por novidades. As mudanças foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana. A principal delas é em relação ao procedimento de coleta do dado biométrico, item de segurança adotado pelo Enem desde 2016.

A alteração faz parte de uma série de otimizações de processos com o objetivo de economizar nas avaliações aplicadas pelo instituto.

Novidades Enem 2019

O Inep adotará também uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até 2018, a ficha para coleta do dado biométrico continha uma lâmina de grafite, individual.

Houve alteração nos Cadernos de Questões do Enem. A diagramação garantirá um grande espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação. A medida eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunhos personalizadas, permitindo uma significativa economia com papel e impressão. A alteração faz parte de uma série de otimizações de processos.

Sobre o Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já tem data marcada. As provas acontecem nos dias 3 e 11 de novembro em todas as regiões do país.

Já o edital do Enem 2019 está previsto para ser divulgado neste mês de março. No entanto, o Inep já confirmou os prazos para solicitação de isenção, justificativa de ausência e inscrições.

Para que serve o Enem

O Enem é uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior. Com o resultado, os candidatos podem pleitear benefícios estudantis através de programas do governo de acesso ao ensino superior, como o SisuProuni e o Fies. O Enem é também utilizado como processo de seleção para o ingresso em universidades portuguesas.

Etapas

Solicitação de Isenção/Justificativa de ausência – 1 a 10 de abril

Inscrições – 6 a 17 de maio

Aplicação – 3 e 10 de novembro

Outras maneiras de ingressar ainda em 2019 no ensino superior

O programa de inclusão educacional privado (Educa Mais Brasil), assim como o ProUni, também oferta bolsas de estudo para faculdades em todo o País. No entanto, para concorrer não é preciso ter feito o Enem, comprovar critério de renda familiar ou ter estudando em escola da rede pública durante o ensino médio.

Basta acessar o site educamaisbrasil.com.br/portaln10 (CLIQUE AQUI), escolher a modalidade graduação, filtrar a cidade e o curso de interesse, verificar o percentual da bolsa e realizar a inscrição de forma gratuita. As bolsas de estudo podem chegar a 70% do valor do curso.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.