Nova pesquisa do instituto CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (20/08) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com 37,3% das intenções de voto. Logo em seguida aparece o deputado Jair Bolsonaro (PSL), com 18,3% das intenções. Este é o primeiro estudo após o registro oficial das candidaturas.
Na sequência, também no cenário estimulado, estão Marina Silva (Rede) com 5,6%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 4,9%, Ciro Gomes (PDT), com 4,1% e Alvaro Dias (Podemos), com 2,7%.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre a última quarta-feira (15) e este sábado (18), em 137 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
É bom destacar que a pesquisa não testou cenários sem Lula, que está preso desde o dia 7 de abril, inelegível pela Leia da Ficha Limpa e que tem sua candidatura questionada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Uma resolução do TSE estabelece que “os nomes de todos os candidatos cujo registro tenha sido requerido” deverão constar da lista apresentada aos entrevistados durante a realização das pesquisas.
Detalhes da pesquisa CNT/MDA
Foram testados na pesquisa os 13 candidatos que pediram registro ao TSE. Por ser a primeira vez em que o cenário traz apenas os 13 candidatos ao Planalto, não é possível comparar os índices desta pesquisa com os dados anteriores divulgados pelo MDA.
Intenção de voto estimulada para presidente
- Lula (PT) – 37,3%
- Jair Bolsonaro (PSL) – 18,3%
- Marina Silva (Rede) – 5,6%
- Geraldo Alckmin (PSDB) – 4,9%
- Ciro Gomes (PDT) – 4,1%
- Alvaro Dias (Podemos) – 2,7%
- Guilherme Boulos (PSOL) – 0,9%
- João Amoêdo (Novo) – 0,8%
- Henrique Meirelles (MDB) – 0,8%
- Cabo Daciolo (Patriota) – 0,4%
- Vera (PSTU) – 0,3%
- João Goulart Filho (PPL) – 0,1%
- José Maria Eymael (DC) – 0%
- Branco/Nulo – 14,3%
- Indeciso – 8,8%
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.