O Plano Municipal de Educação – PME, que voltou a ser apreciado na Câmara Municipal de Natal (CMN), traz em uma de suas metas a viabilidade de 2.817 vagas para pós-graduação dos professores da rede, nos próximos dez anos. Através de emenda aprovada na última terça-feira (1), em consenso com o Executivo, os vereadores aumentaram esse número para 3 mil vagas.
A proposta de aumento do número de matrículas em cursos de pós-graduação é de autoria de Marcos Antônio (PSOL). Com o autor do texto ausente, a emenda foi subscrita e defendida pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL).
“Fico feliz em saber que essa mudança foi consensual com o Governo, tendo em vista a importância de se ampliar as oportunidades de capacitação dos nossos professores. É uma mudança pequena, mas que irá beneficiar mais profissionais, que têm direito à qualificação”, disse.
Os parlamentares ainda aprovaram outra emenda voltada à capacitação dos professores municipais, de autoria coletiva dos vereadores membros da Comissão de Educação da CMN. O texto garante, através do PME, a criação de uma equipe de profissionais nas escolas para elaborar e executar políticas de formação continuada, sem prejuízo às formações existentes.
Na sessão ordinária de hoje, os vereadores apreciaram 12 emendas ao Plano Municipal de Educação, das quais nove foram rejeitadas e uma prejudicada. Restam 16 emendas serem analisadas e discutidas para finalizar a votação do Plano.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.