Variedades

Cigarro eletrônico: Governo dá 48h para empresas pararem de vender o ‘Vape’

Suspensão foi feita por conta de o produto representar "riscos à vida e à saúde do consumidor

O Ministério da Justiça mandou 32 empresas suspenderem a venda de cigarros eletrônicos no Brasil em prazo de 48 horas. A suspensão foi determinada em despacho publicado no Diário Oficial da União (01/09) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão ligado à pasta.

Medida visa proteger o público jovem. Segundo o texto, a suspensão foi feita por conta de o produto representar “riscos à vida e à saúde do consumidor decorrentes da comercialização, da distribuição e do fornecimento” e devido ao “aumento exponencial da comercialização e consumo dos produtos pelo público jovem“.

Haverá multa se regra não for seguida. Em caso de descumprimento da nova norma, o departamento ligado ao Ministério da Justiça determinou multa diária de R$ 5 mil para os estabelecimentos que não cumprirem a medida. A pena será aplicada até que o ponto de venda suspenda a comercialização.

O despacho é assinado por Laura Postal Tirelli, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

Cigarro eletrônico

Cigarro eletrônico não garante fim do vício, dizem especialistas. Cativando cada vez mais adeptos que tentam deixar de consumir cigarro convencional, esse ponto é polêmico, já que diversas pessoas relatam que, sim, elas conseguiram largar o cigarro convencional por meio do Vape.

Pesquisadores afirmam, no entanto, que, na verdade, a alternativa é apenas trocar um cigarro pelo outro, já que os dois possuem nicotina.

O que a maioria das pesquisas mostra é que não há comprovação científica de que os dispositivos eletrônicos sejam uma forma de “tratar” o tabagismo. Uma delas, publicada no jornal Jama, em outubro de 2021, apontou que o uso desses dispositivos eletrônicos não ajudou os fumantes a ficarem longe dos cigarros.

De acordo com os autores, essas pessoas aumentaram os riscos de uma recaída ao tabagismo no ano seguinte em comparação com quem parou totalmente de utilizar cigarro eletrônico ou outro produto de tabaco.

Parar de fumar é a coisa mais importante que um fumante pode fazer para melhorar sua saúde, mas as evidências indicam que a mudança para os cigarros eletrônicos tornou menos provável ficar longe dos cigarros“, escreveram os cientistas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Incenso Caseiro para Relaxar ao Ar Livre! Turbine o Crescimento do seu Cabelo: Dicas Infalíveis! O Charme Atemporal da Estampa de Oncinha Prevenindo Lesões Durante Exercícios Descubra a Regra das 5 Horas de Gates e Musk Transforme Seu Inverno em Casa com Estas Atividades Equipamentos baratos para montar sua academia em casa Frango ao Forno: Receita Fácil e Saborosa!! Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.