Pesquisadores americanos dizem que gastar dinheiro em experiências, como viagens ou um jantar romântico, nos fazem mais felizes do que as compras materiais.
A espera por uma experiência provoca muito mais felicidade e emoção do que esperar algo material; conclui o estudo publicado na revista Personality and Social Psychology Bulletin. “O período de antecipação [das compras experienciais] tende a ser mais agradável e com menos impaciência relativa a compras de materiais”, explica Amit Kumar, o pesquisador que conduziu o estudo.
Os autores do estudo sugerem que os resultados da investigação pode ajudar a reduzir compras excessivas e ao vício de comprar e como redirecionar os gastos dos consumidores, induzindo-os a gastar menos com os materiais e mais em experiências. Assim, os cientistas aconselham a planejar as férias, jantares e participar de eventos culturais para tirar partido das ofertas, indica Raw História .
No entanto, o estudo também demonstra que tanto a riqueza material como o experiencial tendem a reduzir a capacidade das pessoas de apreciar as alegrias e as experiências simples. Segundo os pesquisadores, a riqueza e abundância pode reduzir as emoções positivas e prejudicar nossa capacidade de apreciar as coisas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.