A imagem que temos de Jesus Cristo é de um homem magro, branco, de olhos claros e de cabelos longos. No entanto, uma reconstrução feita por cientistas forenses prova que ele pode ter sido bem diferente. Segundo os cientistas envolvidos, a reconstrução criada por eles não corresponda exatamente à aparência de Jesus, mas seria uma representação próxima.
Para chegar a possível imagem do rosto de Cristo os pesquisadores fizeram uma modelagem computacional de um crânio semita do século I na região da Galiléia, no norte de Israel. Essa imagem dá as formas do rosto de Jesus. Já a cor da pele foi definida com base em pinturas semitas daquela época.
Os especialistas ainda recorreram à Bíblia para saber mais sobre o cabelo de Jesus. Eles encontraram uma passagem que descreve um homem de cabelo longo como uma “desgraça”. Por isso, a conclusão é que os cabelos curtos seriam mais apropriados para um homem daquela época.
Também foi feito uma pesquisa histórica provando que um homem daquela época tinha em média 1,5 metros de altura e pesava cerca de 50 quilos – bem mais baixo e menos magro do que nossa cultura ocidental desenhou.
Veja aqui como seria o rosto de Jesus Cristo, de acordo com os cientistas forenses:
Com informações do Unilad
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.