Os cientistas estão planejando clonar os únicos pandas gigantes do Reino Unido em uma tentativa de salvá-los da extinção. Os especialistas, que clonaram a ovelha Dolly, coletaram amostras de tecido da fêmea Tian Tian e do macho Yang Guang no Jardim Zoológico de Edimburgo e os usou para produzir mais células.
Este é o primeiro passo crucial para ser capaz de fazer cópias genéticas dos animais ameaçados de extinção, que somam apenas 2.000 na vida selvagem e em cativeiro.
A equipe do Zoológico está encontrando dificuldades para conseguir fazer os pandas acasalarem e, em março, Tian Tian foi inseminada artificialmente durante o curto período de tempo do ano em que ela é fértil, mas perdeu o filhote durante a gravidez.
Dr. Bill Ritchie, que ajudou na clonagem da ovelha Dolly e está envolvido com o novo projeto através da empresa de biotecnologia Roslin Embryology, disse: “As pessoas são cautelosas quando o assunto é clonagem e preferem ir com métodos convencionais, mas pandas são diferentes por causa de seu estilo de vida. Este é um passo para trazer de volta uma espécie em extinção ou ajudar a preservá-los”.
A descoberta foi encontrar ‘células progenitoras multipotentes’ raras na bochecha do panda. Semelhante às células estaminais, que pode ser cultivada em células especializadas tais como nervos ou músculos.
Com informações do Daily Mail
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.