Foto: © AFP MIGUEL MEDINA imagem / ilustrativa
De acordo com o jornal The Independent, pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, conseguiram pela primeira vez transmitir, sem a ajuda de fios, ondas cerebrais para uma rede de genes e controlá-las com uma espécie de chave especial de acordo com o tipo de pensamento. O método permite controlar os genes com a mente pra produzir proteínas.
“Controlar a expressão gênica por meio do pensamento é um sonho que tentamos alcançar há mais de uma década”, diz o pesquisador Martin Fussenegger. Segundo os cientistas, inicialmente, o ‘switch’ foi visto em células humanas cultivadas em camundongos, nos quais as corrente sanguínea espalham uma proteína humana, secretado fosfatase alcalina (SEAP).
Os pesquisadores explicam que o princípio de funcionamento do dispositivo combina duas de ponta métodos científicos: um fone de ouvido que pode diferenciar atividades das ondas cerebrais como a concentração e relaxamento, e um implante nos genes de engenharia genética para que reajam à luz.
“Nós projetamos isso para que possa ser aplicado em pessoas que não podem se comunicar com o mundo exterior, se não pela atividade do cérebro e das ondas mentais. Isso soa como ficção científica, mas é apenas uma interligação entre diferentes tecnologias”, disse Fussenegger.
No entanto, os cientistas admitem que a experiência é única no ensaio inicial, mas algum dia poderia fornecer um mecanismo de tratamento para pacientes com dor crônica ou epilepsia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.