(ANSA) – Cientistas do projeto internacional Event Horizon Telescope (EHT) revelaram nesta quarta-feira (24) a primeira foto na história do campo magnético de um buraco negro.
A descoberta foi feita pelo mesmo grupo responsável pela primeira imagem de um buraco negro, divulgada em abril de 2019. Assim como daquela vez, a foto retrata o buraco negro da galáxia Messier 87 (M87), distante 55 milhões de anos-luz da Terra.
Baseado em dados coletados em 2017, o estudo foi publicado na revista The Astrophysical Journal Letters. Trata-se da primeira vez na história que cientistas conseguem medir a polarização, uma característica de campos magnéticos, na borda de um buraco negro, astro de densidade tão grande que sequer a luz consegue escapar.
Essa imagem pode ajudar a entender como a galáxia emite jatos de partículas para milhares de anos-luz além de seu centro.
“Estamos vendo agora a próxima evidência crucial para entender como campos magnéticos se comportam ao redor de buracos negros”, disse a coautora do estudo Monika Moscibrodzka, da Universidade de Radboud, nos Países Baixos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.