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Cia Hering registra R$ 405,9 milhões de receita bruta no 1T18

A Cia Hering encerrou o primeiro trimestre de 2018 com receita bruta de R$ 405,9 milhões, o que representa um crescimento de 4,4% sobre o 1T17, explicado pelo desempenho positivo de todos os canais, segundo dados divulgados pela companhia. O EBITDA alcançou R$ 45,3 milhões, um incremento de 7,2%, em decorrência do crescimento das vendas e da gestão de despesas, fechando com margem de 13,2%. Já o lucro líquido declinou 9,3%, atingindo R$ 34,3 milhões, influenciado pelo menor resultado financeiro em função da queda da taxa de juros.

No trimestre, a Hering presenciou a expansão de 9,6% no mercado externo, favorecida, especialmente, pelo resultado dos clientes multimarcas. Embora a companhia tenha observado crescimento em suas vendas brutas, o período foi marcado por alta volatilidade e efeito calendário – em razão da antecipação dos feriados de Carnaval e Páscoa.

“Mesmo que a volatilidade de vendas permaneça, a companhia manterá como foco a execução das suas prioridades estratégicas e a sustentação dos pilares Produto e Loja, alicerçada no acompanhamento dos seus indicadores operacionais e na busca pela perenidade e pelo equilíbrio do negócio”, avalia o presidente da companhia, Fabio Hering.

Cia Hering

Rede de lojas

No fim de março, a companhia atingiu o número de 778 lojas – sendo 758 alocadas no Brasil e 20 no exterior; 16.613 varejistas multimarcas e cinco webstores.

Em relação ao desempenho das marcas geridas pela companhia, os destaques, comparados com o 1T17, são atribuídos à Hering, que cresceu 6,5% devido à boa oferta de produtos e experiência de loja, e à DZARM., que ampliou a sua receita bruta em 16,6%, influenciada pelos resultados das lojas flagship e pela melhora na aceitação da coleção, após ajustes de competitividade realizados nas últimas coleções. Já a Hering Kids cresceu 0,5%, com desempenho satisfatório nos canais de venda, impactado pelo fechamento de sete franquias, enquanto que a PUC declinou 10,9%, devido ao ajuste de sua rede de distribuição e da performance do canal multimarcas.

A companhia iniciou um novo ciclo de reformas, que tem o objetivo de renovar, ao longo de 2018, até 35 Hering Store, dentre lojas próprias e, principalmente, franquias. Espaços com maior exposição de produtos e flexibilidade para ajustes no layout das lojas são alguns dos avanços contemplados no projeto. Até o momento, cinco lojas já foram remodeladas nestes formatos e têm apresentado crescimento em suas vendas, sustentadas por melhores práticas de gestão.

Investimentos

No trimestre, a companhia realizou investimentos da ordem de R$ 3,2 milhões, o que representa uma diminuição de 30,4% em relação ao 1T17. Os recursos foram direcionados, prioritariamente, para instalações fabris e tecnologia, este último destinado ao projeto de omnichannel e à consequente integração e implementação de sistemas de vendas.

A Cia. Hering gerou R$ 92,7 milhões de caixa livre, R$ 20 milhões acima do 1T17, justificado pela menor necessidade de capital de giro, notadamente em fornecedores e estoques. Foram distribuídos aos acionistas R$ 30 milhões em dividendos, correspondentes à destinação do lucro líquido de 2018.

Para o ano de 2018, a companhia permanece otimista, embora acredite que a retomada da economia será mais lenta e ocorrerá de forma gradual. “A instabilidade política, combinada à volatilidade de vendas, indica um cenário ainda desafiador no curto prazo”, avalia Fabio Hering.

A estratégia da implantação do omnichannel permanecerá se fortalecendo, com a ampliação da capilaridade deste modelo. Para os próximos períodos, a companhia continuará direcionando esforços para a melhora gradual do same store sales (vendas medidas em lojas comparáveis) e a atualização das lojas, com a finalidade de melhorar a experiência de compra dos consumidores e ampliar o desempenho das vendas.

“A retomada do crescimento das vendas, a gestão austera de despesa, a otimização do capital de giro e a alta alavancagem operacional são importantes vetores para a melhora do resultado da companhia e para a geração de valor para o acionista”, conclui o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Cia. Hering, Rafael Bossolani.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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