(ANSA) – Na madrugada de quinta (20) para sexta-feira (21), os céus brasileiros se iluminarão com uma chuva de meteoros especial, chamada pelos astrônomos de Orionídeos.
O fenômeno, cujo nome vem da constelação de Orion, será, como nos anos anteriores, um dos mais visíveis para o Hemisfério Sul. Duas vezes por ano, a primeira em maio e a segunda em outubro, a Terra passa por detritos do famoso cometa Halley, que entram na atmosfera do planeta com uma grande velocidade criando assim uma bela chuva de meteoros.
Na madrugada desta quinta, as “estrelas cadentes” poderão ser vistas em uma média de 20 a 40 delas a cada hora e o ápice do fenômeno se dará depois das 2h no horário de Brasília até um pouco antes do nascer do sol. A chuva tem tudo para ser mais nítida e visível para os brasileiros até que a de Perseidas, que aconteceu em setembro.
No entanto, o tempo nublado em algumas regiões do país podem atrapalhar e até impedir a visão do fenômeno para algumas pessoas. Além disso, as luzes das cidades grandes também podem ser um obstáculo para ver os meteoros.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.