Variedades

Celular pode aumentar a motivação dos estudantes em sala de aula

Um das fórmulas para manter o aluno interessado no aprendizado é propiciar a ele a oportunidade de se conectar com o mundo. As informações nunca estiveram tão disponíveis e acessíveis a todos. Porém, alguns educadores não estão preparados para aplicar metodologias inovadoras como uso do celular. Na prática, é necessário conversar com o corpo docente a fim de que as escolas sejam capazes de adotar postura e políticas internas para uso dos dispositivos móveis.

Quando utilizado de maneira correta, o celular em sala de aula, pode aumentar a motivação e o nível de aprendizagem dos alunos, mas algumas instituições ainda são resistentes em aceitar a utilização do aparelho. “Aqui na escola não fazemos uso de celular em sala de aula. Os alunos ainda não possuem maturidade suficiente para separar o tempo em que precisam utilizar o aparelho para o estudo e para o seu entretenimento”, explica Luís Henrique Conceição coordenador pedagógico do Colégio Cidade.

O educador entende que o uso do celular é útil na hora de fazer pesquisas rápidas, mas acredita que o aparelho está fazendo com que os estudantes não leiam livros e que passem a escrever cada vez menos. “Quando pegamos os alunos fazendo o uso indevido do celular, inicialmente, temos uma conversa e, caso o problema persista, chamamos os pais na instituição. Todo mundo conhece nosso método e, geralmente, basta uma conversa para que o problema seja resolvido”, conclui o coordenador do colégio parceiro do Educa Mais Brasil.

Uma conversa franca ajuda a atingir o respeito e qualificar seu aproveitamento em sala de aula. Além disso, no caso de grupos de mensagens, é importante que tenha alguém supervisionando, para que o participantes não fujam do foco da proposta. Em certas ocasiões, pode ser difícil para o professor controlar de perto o que cada aluno realmente está fazendo ao usar o celular – se ele realmente está participando da atividade proposta ou simplesmente navegando sem propósito pelas redes sociais. Mas isso só deixa claro a importância de se estruturar estratégias e propostas que facilitem a vida do educador e engaje verdadeiramente os estudantes.

Querendo ou não, o fato é que os instrumentos eletrônicos de comunicação e de acesso às redes da web já fazem parte do cotidiano dos alunos. O uso do aparelho já é aceito em muitas escolas e realmente o resultado vem se tornando positivo. Muitas escolas parceiras do Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, já enxergam o celular como aliado em sala de aula. O programa possui mais de 18 mil instituições parceiras em todo Brasil e oferece bolsas de estudo de até 50% para Educação Básica. Acesse o site do Educa Mais, escolha a escola do seu interesse e faça sua inscrição. É gratuita!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.