Variedades

Casos de Bruxismo aumentam durante a Pandemia

30% da população apresenta bruxismo, segundo estimativas de antes da pandemia

Diversas enfermidades foram desencadeadas ou agravadas durante a pandemia. Boa parte delas por causa do estresse e ansiedade gerados pelas incertezas. Um dos problemas que se tornou mais frequente foi o Bruxismo, caracterizado pelo ranger ou apertamento exagerado dos dentes durante o dia ou à noite.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a disfunção afeta cerca de 84 milhões de brasileiros, equivalente a 40% da população. “O bruxismo tem causas multifatoriais. Em geral, a associação entre arcadas dentárias desalinhadas e fatores emocionais contribui para seu surgimento ou agravamento”, diz a Dra Luanda Almeida, especialista nesse tipo de disfunção.

Começa com dores que tendem a se intensificar tanto na região dos dentes como da musculatura da mandíbula, particularmente na área da bochecha perto das orelhas. Depois tem estalos na articulação, dificuldades para abrir a boca e mastigar, mordidas involuntárias na língua e na gengiva e alteração na mobilidade dos dentes.

É uma manifestação que está associada à depressão, à ansiedade e principalmente à tensão quando ocorre durante o dia“, explica a dentista.

No longo prazo, se o problema não for devidamente tratado, ocorrem desgastes e espaçamentos na dentição e retração gengival, quando esse tecido vai se afastando da base do dente e deixando a raiz dele exposta, o que acarreta aumento na sensibilidade. Nem mesmo as restaurações e as próteses se livram do tormento e podem acabar comprometidas. Em um extremo, o paciente sofre com dores constantes e trincas e fraturas dentais.

Não há estimativas ainda, mas o dia a dia nos consultórios mostra aumento no número de queixas, além do elevado interesse nos serviços de busca na internet” ressalta Luanda Almeida.

Conheça opções de tratamento para a disfunção indicados pela Dra Luanda Almeida:

Placa estabilizadora: placas de silicone ou acrílico moldadas no formato da arcada dentária reduzem o atrito entre os dentes.

Tratamento farmacológico: em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicações para amenizar a dor ou tratar as doenças psiquiátricas associadas.

Aplicação de toxina botulínica: o uso da toxina botulínica alivia a dor ao relaxar os músculos, atenuando sua contração.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.